Como funciona o corpo humano?

 

Universidade Estadual Paulista

U N E S P

 

 

 

 

 

Flavia Queiroga Aranha de Almeida

 

 

Pirâmide alimentar – equilíbrio alimentar

 

 

     Extraído do Guia de Bolso da ANVISA
 

A pirâmide alimentar ou a representação gráfica do equilíbrio alimentar foi criada nos Estados Unidos no início da década de 1990. Como os hábitos de consumo alimentar entre as pessoas são diferentes, nutricionistas brasileiros montaram uma pirâmide alimentar adaptada para nossa realidade. A pirâmide brasileira é dividida em 08 grupos de alimentos, distribuídos em 04 níveis ou andares. De forma balanceada, e adequada às necessidades especificas de cada um, devemos compor nosso cardápio diário com alimentos nutritivos e, porque não saborosos, que ajudam no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes e contribuem para a saúde e o bem-estar na fase adulta.

A tabela abaixo reúne os grupos de alimentos a qualidade de caloria por porção e o número de porções diárias (ANVISA).

 

  Grupo de Alimentos Calorias propostas por porção No de porções diárias
Grupo 1  Cereais, pães,raízes e tubérculos 150 8
Grupo 2  Hortaliças 15 3
Grupo 3  Frutas e sucos de frutas 70 3
Grupo 4  Leites, queijos e iogurtes 120 3
Grupo 5  Carnes e Ovos 130 2
Grupo 6  Leguminosas 55 1
Grupo 7  Óleos e gorduras 120 2
Grupo 8  Açucares, balas, chocolates, salgadinhos 80 2
Soma das Calorias   2500  

 

 

Descrição da Pirâmide Alimentar

 

No PRIMEIRO ANDAR, no térreo, está o GRUPO 1 cujos alimentos devem ser consumidos em maior proporção e todos os dias. São as fontes de carboidratos que estão presentes  arroz, macarrão, pão, batata que fornecem energia de fácil assimilação pelo organismo. Todos os dias deve ser consumido 8 porções e você pode variar de diversas formas: 1 fatia de pão de forma, ½ pão francês ou outro do mesmo tamanho, 5 a 6 biscoitos salgados pequenos ou 3 a 4 grandes, ½ xícara de arroz, massa cozida ou cereal, 3 a 4 colheres de sopa de cereal instantâneo, 2 xícaras de pipoca ou 1 panqueca fina, 1 batata grande ou 1 xícara de batata picada cozida, 4 biscoitos doces pequenos sem recheio ou 1 fatia fina de bolo.

 

O SEGUNDO ANDAR é formado por dois grupos de alimentos: no GRUPO 2 pelas hortaliças (verduras e legumes) e o GRUPO 3 pelas frutas e suco de frutas. Esses dois grupos deve ser consumido, diariamente, 3 porções cada.  

Porção de hortaliças– 1 xícara de verdura crua ou ½ xícara cozida, ½ xícara de legumes picados crus ou cozidos.

Porção de Frutas: 1 fruta média (maçã, banana, pêra, laranja, mexerica, goiaba, caqui, pêssego), ½ xícara de fruta fresca picada, 1 fatia média (abacaxi, melão, mamão, melancia), ½ xícara de suco de frutas, ½ xícara de fruta seca, ½ xícara de morango, amora, jabuticaba, cereja.

 

O TERCEIRO ANDAR abriga três grupos: GRUPO 4, as leguminosas (feijão, soja, ervilha, lentilha); GRUPO 5 referente às carnes e ovos e GRUPO 6, leites e seus derivados. Todos esses grupos são as principais fontes de proteínas.

Porções de leguminosas: 1 xícara do alimento cozido, sem caldo.

Porção de leite e produtos lácteos: 1 xícara de leite ou iogurte, 2 fatias médias de queijo, 2 colheres de sopa de requeijão, 1 e ½ xícara de sorvete cremoso.

Porção de carnes e ovos: 1 bife pequeno, 2 a 3 colheres de sopa de carne moída ou picada, 1 coxa de frango, 1 filé de frango ou peixe, 2 ovos.

 

No QUARTO ANDAR, no topo, estão os GRUPO 7 dos óleos e gorduras (fonte de lipídeos) e o GRUPO 8 dos açúcares e doces. São as fontes de energia que devem ser consumidos com moderação.

Porções: consuma-os em pequenas quantidades, pois já estão presentes na composição e na preparação dos alimentos.

 

A Pirâmide alimentar foi construída com base nos grupos de alimentos e nos seguintes princípios:

Variedade: devem-se inserir nas refeições alimentos de todos os grupos, já que nenhum é mais ou menos importante, assim proporcionando uma diversidade de nutrientes para o organismo.

Moderação: os alimentos devem ser consumidos de acordo com o tamanho das porções recomendadas, principalmente os ricos em gorduras e açúcares.

Proporcionalidade: reúne os conceitos de variedade e moderação, respeitando a utilização de diferentes alimentos em quantidades adequadas a cada pessoa.

 

Os alimentos e bebidas embaladas precisam apresentar rótulos indicando os valores nutricionais. Baixe aqui o Manual de Orientação às Industrias de Alimentos do Ministério da Educação e veja os seus deveres com relação ao consumidor. Clique na figura abaixo e veja as recomendações nutricionais para uma alimentação saudável. Consulte as informações apresentadas nos rótulos dos alimentos para o planejamento alimentar diário.

 

 

 


Temas de Biologia

 

Como funciona o corpo humano

 

 


 

Saiba mais:

Alimentação Saudável. Portal do Ministério da Saúde

Manual de orientação ao consumidor? Você sabe o que está consumido?

Tabela de Composição Química dos Alimentos. Unifesp. Quer saber a composição do alimento?