Como funciona o corpo humano?

 

Universidade Estadual Paulista

U N E S P

 

 

 

 

 

Maria José de Freitas Queiroz Alves

 

Como a urina é formada?

 

O esquema abaixo mostra o modelo simplificado de um nefro formado do corpúsculo renal e do túbulo renal. O túbulo é dividido em vários segmentos.  A produção de urina começa com o processo chamado FILTRAÇÃO (1). O sangue que chega pela arteríola aferente entra no capilar glomerular e, como a membrana do glomérulo é muito permeável a vários solutos (com exceção de proteínas plasmáticas e células do sangue), é filtrado, à semelhança do que ocorre quando coamos café no papel de filtro. O filtrado segue dentro do túbulo renal e o sangue que "sobrou" segue, pela arteríola eferente que continua como capilar peritubular   em paralelo ao túbulo renal.

 

 

O filtrado segue dentro do túbulo renal e é modificado tanto em composição como em osmolaridade, conforme as necessidades do organismo. O processo de REABSORÇÃO (2) serve para tomar de volta a maioria de solvente e de soluto filtrados.  Aproximadamente, 99% de sódio e do plasma filtrado serão reabsorvidos. Mais adiante, ocorre SECREÇÃO (3)  que serve para eliminar produtos indesejáveis ao organismo (excretas, excesso de íons, drogas metabolizadas, etc). No duto coletor, o balanço final de água é realizado, e o produto final é finalmente excretado na forma de urina. Assim, depois de os túbulos renais processarem quase 180litros de sangue diariamente, apenas 1,5 litro de urina são excretados diariamente.

 

Além de garantir a estabilidade do liquido corporal fazendo o balanço de água e de eletrólitos  os rins realizam outras funções:

  • ajustam o pH do sangue em torno de 7,0 

  • secretam hormônios endócrinos

  • em caso de jejum prolongado, convertem as proteínas em carboidratos para disponibilizar energia (Gliconeogênese).