Sentindo o mundo através da somestesia: dor

A dor é desagradável mas é essencial para se garantir a integridade do organismo

Como assim? Pois é, a dor é uma sensação que causa desconforto emocional e avisa que algo de errado está acontecendo com o nosso corpo. Nos induz a tomar providências fazendo com que nos afastemos do estímulo causador da dor e procurar ajuda médica.

Segundo a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) a dor é um dos sintomas mais importantes de uma doença e está anunciando que algo está errado e que há necessidade de cuidados urgentes. A Associação Internacional para o Estudo da Dor define: "a dor é uma experiência sensitiva e emocional desagradável associada à lesão tecidual real ou potencial dos tecidos". As dores se manifestam em várias circunstâncias: devido a um trauma (acidente de carro, pancada, etc.); trabalho de parto; cárie no dente; menstruação; apendicite, etc. As dores passam quando a causa é tratada. Há vários tipos de dor: as duradouras (ou crônicas) e as agudas.

Como ocorre a estimulação dos receptores da dor?

Há pelo menos três tipos de estímulos nocivos que causam dor:

Natureza mecânica: beliscão na pele, pancada, contração muscular excessiva, etc.

Natureza térmica: Frio excessivo (abaixo de 15oC) ou calor excessivo (acima de 45oC).

Natureza química: substâncias químicas irritantes da pele ou da mucosa (capsaina, presente na pimenta), ácidos e substâncias inflamatórias.

A estimulação do receptor de dor provoca uma reação de defesa inconsciente: quando você segura o cabo quente de uma panela, imediatamente, o larga e afasta a mão do objeto nocivo. Em seguida comprime a região próxima ao local machucado e corre para fazer um curativo.

Como ocorre a lesão do tecido?

Uma queimadura pode ser causada por vários estímulos lesivos: calor ou frio excessivos, choque elétrico, substâncias químicas ácidas, entre outros. Tomemos as queimaduras como exemplo que é um dos acidentes domésticos mais comuns, infelizmente. Elas podem ser classificadas em:

Queimadura de Primeiro Grau: é a mais superficial e atinge apenas a epiderme. É dolorosa e sara em poucos dias, como a queimadura que ocorre quando não usamos protetor solar.

Queimadura de Segundo Grau: atinge a derme e produz bolhas. Também é muito dolorosa.

Queimadura de Terceiro Grau
:mais profunda, atinge músculos e ossos; a região afetada morre e fica enegrecido (ou necrosado). O paciente não sente dor já que as terminações nervosas foram destruídas.

Quando há lesão de células ou de tecidos o corpo reage tentando fazer os reparos necessários, por meio de um processo chamado inflamação. Quando o nosso corpo é agredido, não só por queimaduras mas por outros tipos de agressões (corte, picada, pancada, etc.) o processo inflamatório começa com a dilatação dos pequenos vasos sanguíneos (capilares) no local machucado, aumento de permeabilidade desses vasos e a migração de leucócitos (células do sistema imune). O aumento de permeabilidade dos vasos causa o extravasamento de fluido do seu interior e explica a ocorrência de inchaço (edema) e a vasodilatação capilar faz com que o fluxo local de sangue aumente e explica porque o local fica quente e avermelhado (hiperemia). As células do sistema imune que chegam atraídas pelos agentes inflamatórios, fagocitam partículas e produzem várias substâncias no local (citocinas, quimiocinas, prostaglandinas, bradicininas, etc.). Entre substâncias que causam a dilatação dos vasos, estão as que estimulam diretamente os terminais nervosos causando dor e outros que os deixam muito sensível a qualquer estimulo, antes totalmente inofensivo. O processo inflamatório torna a região afetada, bastante dolorido.

Mas por que o local inflamado fica tão dolorido?

Sentindo dor a nossa tendência será a de não deixar ninguém ou nada aproximar do local inflamado. Ou seja, o local será protegido com mais eficácia. Além disso, a dor nos deixa desmotivados, tornando-nos menos ativos o que equivale a reduzir os riscos de injuriar o local novamente. Além de alertar para uma emergência, assume uma função preventiva. Quando o local machucado fica curado, a dor então também "passa".

Haveria alguma vantagem em não sentir dor?

Não, nenhuma. Se não sentíssemos dor, certamente não sobreviveríamos e ficaríamos fisicamente deformados. Tomemos a hanseníase (ou lepra) como exemplo. Trata-se de uma doença infecto-contagiosa, totalmente curável, e que é causada pela micobactéria Mycobacterium leprae. A bactéria parasita as células de Schwann responsáveis pela produção de mielina que envolve os axônios dos nervos periféricos. Quando os neurônios perdem a mielina, os impulsos nervosos deixam de ser enviados de e para o sistema nervoso central. A região afetada da pele fica ferida e perde a sensibilidade ao toque, às variações de temperatura e aos estímulos dolorosos. Os pacientes que não buscam tratamento, a longo prazo, ficam fisicamente deformados pois deixando de sentir dor, ignoram os machucados, desgastam as articulações, etc.

Dores do dia-a-dia

Cólicas menstruais. Quando o óvulo não é fertilizado, o útero contrai poderosamente para eliminar o endométrio em descamação. Quando essas contrações ocorrem, estimulam os receptores da dor nas paredes uterinas e muitas mulheres experimentam cólicas muito intensas.
Dores de cabeça. A dor de cabeça é devida à irritação das meninges ou da dilatação dos vasos sanguíneos do cérebro. Curiosamente, o tecido cerebral não possui terminais nervosos para dor, portanto, "não dói".

Para saber mais:

O homem virtual

Queimaduras Primeiros Socorros (Hospital Albert Einstein)

Como funcionam os anestésicos?

The physiology of the senses. Tutis Vilis. University of Western Ontario, Canada. É em inglês mas as animações torna auto-explicativo.