Como funciona o corpo humano?

Universidade Estadual Paulista

U N E S P

Sentindo o corpo por meio da propriocepção

Silvia Mitiko Nishida

O que é a propriocepção?

Suponha que você esteja carregando uma mochila e livros. Evidentemente você está "sentindo" o peso dos objetos e, se tivesse de olhos fechados, saberia perfeitamente que os braços estão fletidos e que está em pé. A capacidade de detectarmos a posição das articulações, se estão ou não em movimento se deve aos proprioceptores.   O sentido de propriocepção é mais difícil de descrevê-lo do que as outras submodalidades da somestesia mas podemos afirmar que  se não o possuíssemos, não sentiríamos o peso do nosso corpo, não conseguiríamos segurar os objetos direito com as mãos e tão pouco nos manteríamos em pé de olhos fechados. Se não tivéssemos a propriocepção sentiríamos o tempo todo com a sensação que temos quando a perna ou braço ficam temporariamente "adormecidos".

Apropriadamente, os proprioceptores estão localizados nos músculos (fusos musculares), tendões (órgãos tendinosos de Golgi) e nas cápsulas articulares (corpúsculos de Ruffini). A idéia de que esses receptores são "próprios" é porque a principal fonte de estimulação desses receptores é provocada pela posição e movimento do nosso próprio corpo.

A tabela abaixo mostra que estímulos mecânicos os proprioceptores detectam.

Proprioceptores

Estimulo

Fuso Muscular

Comprimento muscular

Órgão Tendinoso de Golgi

Tensão muscular

Receptores das cápsulas articulares

Ângulo articular

Imagine-se fazendo um exercício localizado de flexão e de extensão do braço com uma carga de 5Kg. Ao segurar o peso, os músculos e a articulação do braço reagem com uma determinada postura. Os proprioceptores detectam a posição estática das articulações do cotovelo, o peso da carga e a variação do comprimento das fibras musculares em atividade. Ao iniciar o exercício, os proprioceptores  detectam continuamente, as mudanças de posição da articulação do cotovelo, assim como, a tensão que varia nos músculos flexores (bíceps) e extensores (tríceps). Além da posição estática, o movimento do braço também é detectado. Essa capacidade de percebermos em que posição nos encontramos e se estamos nos movendo ou não é o sentido da propriocepção.

Conhecimento sobre as formas tridimensionais dos objetos

Quando a mão examina ativamente um determinado objeto, manipulando-o com os dedos, o sentido proprioceptivo  e o tátil  são  combinados no cérebro. Desse modo podemos analisar os aspectos tridimensionais das coisas que seguramos com as mãos. A leitura em Braille vale-se dessa propriedade do sistema somestésico.

Experimente: De olhos fechados e sem fazer nenhuma manipulação, peça para alguém colocar um objeto sobre a palma da sua mão e tente descobrir o que é. Se não descobriu, manipule-o à vontade. Combinando as experiências tátil e proprioceptiva fica bem mais fácil, não é? É assim que descobrimos, facilmente, o que tem em nossos bolsos, sem vê-los.

Quando o músculo, tendão ou as articulações sofrem danos provocam dor, ou seja, o sistema músculo-esquelético possui receptores sensoriais para a dor.

Para saber mais:

O homem virtual

The physiology of the senses. Tutis Vilis. University of Western Ontario, Canada. É em inglês mas as animações torna auto-explicativo.