Universidade Estadual Paulista

U N E S P

 

 

 

Menu inicial

 

Biologia geral das aves

 

Guia de Aves do JB

 

Galeria de fotos

 

Links sobre aves

 

Downloads

 

Contato

 

Guia de aves do JB

  Charadriiformes  


 

A maioria das aves dessa ordem habita as regiões costeiras ou as margens dos rios e lagos. No JB ocorrem representantes de duas famílias: quero-quero (Charadriidae), a jaçanã (Jacanidae).

 

Quero-quero

O quero-quero é uma ave amplamente distribuída em todo Brasil e habita os banhados e as pastagens. Possui um canto típico que parece dizer "Quero!Quero!". Chama a atenção os olhos e as pernas avermelhadas. É comum, inclusive, vê-los nos campos de futebol. Você sabia que as gaivotas são suas parentes próximas?

 

Alimentação

O quero-quero usa a sua pata para mexer a lama e capturar invertebrados aquáticos e pequenos peixes. Mas não recusa artrópodes, lesmas e caracóis terrestres.

 

Reprodução

Quando chega a primavera formam casais e a fêmea deposita de 2 a 4 ovos, no chão. São pais muito zelosos e atacam invasores e potenciais predadores que se aproximam do ninho ou do filhote (veja um video).

Forma dos ninhos: é uma tigela rasa feita de poucos gravetos, no chão. Os filhotes nascem crescidinhos: logo após algumas horas depois de saírem dos ovos já podem acompanhar os pais.

 

 

Ouça o canto.

 

 

 

Veja um vídeo com o quero-quero defendendo a prole.

Nome cientifico: Vanellus chilensis

Nome popular: Quero-quero

 

 

     
 
Jaçanã
 
 

 

A jaçanã é uma ave que habita a superfície das plantas aquáticas de lagos. Possui pés com dedos muito longos para poder andar sobre as plantas flutuantes. Dessa forma, ela distribui o seu peso para uma base mais ampla e evita afundar. A fêmea é maior do que o macho e é ela quem toma conta do território, enquanto um ou mais machos incubam e cuidam da prole. É uma ave poliândrica.

 

 

Ouça o canto

 

Alimentação

Alimenta-se de artrópodes, lesmas e caracóis que encontra sobre ou sob as plantas aquáticas.

Reprodução

A fêmea acasala-se com mais de um macho e é ele quem incuba os ovos e cuida da prole sozinho. Quando o casal está junto, vocalizam em dueto.

Forma dos ninhos: é uma tigela bem rasa feita de plantas aquáticas. Os filhotes já nascem crescidinhos: com um dia de idade, já acompanham o pai a procura de alimento.

 

Nome cientifico: Jacana jacana

Nome popular: jaçanã