Universidade Estadual Paulista

U N E S P

 

 

 

Menu inicial

 

Biologia geral das aves

 

Guia de Aves do JB

 

Galeria de fotos

 

Links sobre aves

 

Downloads

 

Contato

 

Guia de aves do JB

 Gruiformes (seriemas, saracuras e grous)

 

A ordem engloba 11 famílias. No JB encontramos representantes de duas famílias: seriema (Carmidae) e saracura (Rallidae).


Seriema

Aves típicas do cerrado. A maior parte do tempo encontram-se no chão e só voam por necessidade. São eximias corredoras e podem atingir a 50km/h!

 

Alimentação. com o bico captura insetos, vermes, pequenos vertebrados (anfíbios, lagartos e pequenas serpentes). Após o abate, usa as patas para segurar a presa enquanto despedaça com o bico forte.

 

Reprodução: formam casais monogâmicos e na época da reprodução, cantam fazendo dueto.

Forma dos ninhos. uma plataforma nas árvores feito de gravetos e galhos forrada com fezes de gado, barro ou folhas secas. A fêmea pões 2 ovos rosados e incuba por 24 a 30 dias. Os pais revezam-se na incubação e ambos cuidam da prole.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nome cientifico: Cariama cristata

Nome popular: seriema

O canto da seriema pode ser ouvido a 1km de de distância. Ela pode cantar sozinha ou fazendo dueto, anunciando os limites do território.

 

 

Clique aqui para ouvir

 

 

 

Veja um video da seriema cantando

   

Saracuras

A família Rallidae habita as regiões alagadas das margens de rios ou lagos (diferente das seriemas que habitam áreas bastante secas como os campos do cerrado). Nessa família estão as saracuras, galinhas d'água e as sanãs, aves muito difíceis de serem observadas pois são bem ariscas. Todas são pernaltas e preferem ficar no chão andando ou correndo do que voar. No JB ouvimos duas espécies de saracuras: a saracura-do-mato e a saracura-de-tres-potes.

 

Saracura-do-mato

De longe, lembram muito uma galinha domestica.

 

Alimentação: adora desovas de anfíbios,captura insetos e saqueiam ninhos de outras aves.

 

Reprodução: forma casais monogâmicos sendo que o macho e a fêmea são indistinguíveis. Ambos os pais cuidam da prole.

 

Forma do ninho: faz o ninho nas  margens de rios e lagos  entre a vegetação,  no meio do junco, rodeado por água ou nas margens dos córregos.

 

 

 

 

Clique aqui para ouvir

 

 

Nome cientifico: Aramides saracura

Nome popular: saracura-do-brejo

 

 

 

Saracura-três-potes

A saracura-tres-potes parece-se muito com a saracura-do-mato, inclusive nos hábitos, mas note que esse tem o peito avermelhado. E quando abre as asas revela tons de salmão.

 

Alimentação: a dieta inclui larvas de insetos, pequenos invertebrados (crustáceos) e vertebrados (peixes) que são capturados com o bico.

 

Reprodução: forma casais monogâmicos sendo que o macho e a fêmea são indistinguíveis.

 

Forma do ninho: semelhante a saracura-do-mato.

Nome cientifico: Aramides cajanea

Nome popular: saracura-três-potes

 

Ainda que se pareça muito, o canto da saracura-de-potes é mais ritmado  do que da saracura-do-mato. Ambas as espécies cantam sempre em dueto.

 

Clique aqui para ouvir

 

 

 

Veja um video da saracura-tres-potes cantando

Curiosidades


O pessoal na roça diz que quando a seriema e a saracura cantam, é certo que vai chover. Ou será porque elas se reproduzem na estação das chuvas?