Instituto de Biociências de Botucatu
 
 
Diretoria do Instituto de Biociências
CADASTRO EQUIPAMENTOS MULTIUSUÁRIOS - EMU
 
  PESQUISA - DADOS DO EQUIPAMENTO
 
 
Localização
Campus  CAMPUS DE BOTUCATU 
Unidade  INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DE BOTUCATU 
Departamento  CENTRO MICROSCOPIA ELETRÔNICA 
Pesquisador
Nome  Silvia Rodrigues Machado 
CPF  983075418-91 
E-mail  smachado@ibb.unesp.br 
Titulação  professor titular 
Aposentado  Não 
Equipamento
Agência  Fapesp 
Processo  2009/54141-9 
Responsável/Comite Gestor  Prof. Dr. Silvia Rodrigues Machado 
Telefone de contato  14-38800715 
Nome do Equipamento  Microscópio confocal de varredura a laser 
Marca  Leica 
Modelo  TCS SP5 
Procedência  Alemanha 
Ano Aquisição  2011 
Ano Doação  2012 
Custo US$  382.000,00 
País  Alemanha 
Data do Documento Fiscal   
Localização  Centro de Microscopia Eletrônica - IBB 
Descrição  Microscópio confocal Leica TCS SP5 II AOBS Tandem Scanner com três detectores híbridos HyD e 1 detectores PMT , composto dos seguintes itens: Unidade de suprimento acoplada ao módulo de varredura confocal, incluindo partes eletrônicas, sistema de resfriamento, sistema de exaustão, fibras ópticas, lasers diodo 405, Argônio, Hélio-Neônio543, Hélio-Neônio594, Hélio-Neônio633 com respectivas fontes de alimentação. Estativa motorizada Leica DMI6000CS com tubo trinocular, duas oculares 10x/22BR.M, unidade de controle e coluna de iluminação transmitida. Objetivas HC PLAPO 10x/0.40 CS, HC PLAPO 20x/0.70 IMM, HCX PLAPO 63x/1.40-0.60 (imersão a óleo), HCX PLAPO 63x/1.20 CORR W (imersão a água). Cubos de fluorescência A, I3, N2.1. Condensador motorizado com filtro polarizador e lente frontal S23. Prismas para contraste de interferência C, D, E, K3, K7 e K10. Detector TLD BF para iluminação transmitida. Caixa de lâmpada para iluminação transmitida, lâmpada sobressalente de halogênio 12V/100W. Sistema de iluminação incidente Leica EL6000, lâmpada sobressalente HXP, guia de fibra óptica e acoplamento para estativa Leica DMI6000CS. Platina motorizada com respectivo galvanômetro Super Z galvo. Computador equipado com processador Intel Xeon, discos rígidos, memória RAM, placa de vídeo, leitor e gravador de DVD, placa de rede, mouse, teclado e sistema operacional Windows. Módulos Leica LASAF, LASAF 3D, LASAF Colocatisation, LASAF Microlab, LASAF Live Data Mode e LASAF “Package Off-Line”. 2 monitores LCD tela plana de 19”. Mesa com sistema antivibratório com placa de granito. Mesa com suporte para acomodação dos monitores. Painel de controle com seis potenciômetros digitais. Módulo de exaustão do laser de argônio com sistema silenciador. Cabos de ligação. Peso líquido: 420,00 Kgs  
Forma de Treinamento  Antes da utilização dos equipamentos o usuário deverá fazer um treinamento com pessoal técnico especializado. É proibida sua utilização sem autorização prévia da Comissão de Usuários. 
Rateio de custos operacionais  Os custos com material de consumo que serão usados nas pesquisas serão de responsabilidade do solicitante, devendo indicar no formulário de cadastro a fonte de recursos para o desenvolvimento do projeto. Durante o período mínimo de sete anos, a manutenção do equipamento será de responsabilidade da Instituição – UNESP. Após este período, a manutenção será de responsabilidade do CME onde estão instalados os equipamentos. Para isso, taxas serão cobradas para a utilização do equipamento, conforme o regulamento interno do CME (Portaria D. IBB 79/2009), de acordo com o número de amostras e horas utilizadas pelo pesquisador, com base em tabela de valores disponível no CME. 
Forma de Acesso ao Equipamento  Todos os interessados em desenvolver projetos de pesquisa no CME devem cadastrar seus projetos em formulário próprio, disponível no item "PESQUISA" do menu esquerdo. Os pedidos e agendamentos de horários para utilização de equipamento(s) devem ser apresentados e/ou solicitados no próprio CME, diretamente com a Assessora Administrativa (Sra. Ligia, Fone 14 38800715) com uma antecedência mínima de 15 dias úteis, em relação à data pretendida. O solicitante deverá ser o responsável pelo projeto de pesquisa e estar cadastrado no CME, podendo indicar a pessoa que irá utilizar o equipamento. A responsabilidade pela utilização do equipamento será do solicitante responsável. A Comissão de Usuários poderá negar a utilização do equipamento se entender que o projeto proposto poderá causar danos decorrente da má indicação de uso. Durante a vigência do Projeto Multiusuário (01/09/2010 a 31/08/2012) a prioridade para utilização dos equipamentos será para os projetos que compõem o Projeto EMU 2009-2010 FAPESP. 
Normas de uso   
  Consulte a Agenda de EMU e Verifique a Disponibilidade <<< clique aqui >>>  
Composição da Comissão de usuários  A comissão é constituída por membros do Conselho Deliberativo do CME: Supervisor e Vice-Supervisor da Unidade Auxiliar, dois docentes credenciados na Unidade Auxiliar e pelo(s) técnico(s) responsável(s) pelos equipamentos para coordenar as atividades ligadas ao seu uso. 

Voltar