SAÚDE HUMANA E AMBIENTAL

 

Universidade Estadual Paulista

U N E S P

 

 

 

 

 

Doenças sexualmente transmissíveis (DST)

 

Camila Contin Diniz de Almeida Francia

 

 

URETRITE NÃO-GONOCÓCICA

 

Uretrite é a inflamação ou infecção do canal da uretra (canal que conduz a urina da bexiga para fora do nosso corpo). Quando uma pessoa tem uretrite, apresenta secreção cuja aparência e abundância depende do agente que causa a doença, dor na hora de urinar e, às vezes, sensação de coceira no fim da uretra.  As uretrites acompanhadas por alguma infecção foi causada através de DST. A uretrite gonocócica causa muito desconforto uretral, com dor, ardor, urgência urinária e secreção abundante, esverdeada enquanto as demais uretrites possuem sintomas mais fracos. Mas é comum, a pessoa sentir um mistura de dor para urinar e coceira depois de urinar.

As uretrites “não-gonocócicas” podem ser causadas por Chlamydia trachomatis (forma de uretrite mais comum no mundo), Mycoplasma hominis, Trichomonas vaginalis, etc.

Infecção por Chlamydia é preocupante pois como tem sintomas fracos, é difícil de diagnosticar e tratar. Assim, a doença manifesta quando é tarde demais: ao infeccionar o colo do útero e chegando nas nas trompas, provocar a sua inflamação. O processo infeccioso (também causado pela bactéria da gonorréia) pode impedir a fertilização do óvulo ou causar uma gravidez na trompa  (fora de lugar) ao invés de no útero! 

Para saber mais sobre a uretrite

 

Programa Nacional de DST e AIDS do Ministério da Saúde

Manual de Bolso das DSTs (em pdf). Baixe o arquivo.

Entrevistas do Dr Drauzio Varela sobre Uretrites