IDENTIDADE DOS SERES VIVOS

 

Universidade Estadual Paulista

U N E S P

 

 

 

 

 

Atividades complementares

Virginia Sanches Uieda

        

 

Algumas idéias de atividades que podem ser desenvolvidas pelos alunos como trabalhos complementares ao conteúdo abordado sobre teia alimentar.
 

ATIVIDADE 1 - Comparar um riacho preservado com um riacho degradado quanto à fisionomia, ressaltando as alterações decorrentes de ações antrópicas.

 

A visita a um riacho em área urbana poderá evidenciar algumas características próprias de ambientes degradados. Estas características, decorrentes de uma ação antrópica, mostrarão a degradação deste rio, quando comparado a um riacho preservado, como o utilizado para apresentar a teia alimentar (Horto Florestal de Itatinga).

 

O riacho urbano pode apresentar:

a) má qualidade da água por falta de saneamento;

b) presença de espuma, óleo e forte odor;

c) redução da mata ciliar;

d) ausência de vegetação marginal submersa;

e) lixo urbano.

 

A retirada da mata ciliar deve reduzir a entrada de alimento no rio proveniente desta vegetação (matéria vegetal e insetos terrestres), além de alterar as características do ambiente (maior aquecimento da água, assoreamento do leito). A ausência de vegetação marginal submersa deve reduzir a diversidade da fauna, pois este constitui um importante local de desenvolvimento do perifiton (importante na dieta de vários animais) e de abrigo para a fauna móvel.

 

Fica evidente que esta degradação deve levar a uma redução na diversidade da fauna e, portanto, uma simplificação nas interações tróficas entre os organismos aí existentes, além de salientar a ação do homem como um agente causador de desequilíbrio ambiental.

 

Veja abaixo alguns exemplos de riachos com graus variados de alteração ambiental: barreiras impedindo o fluxo regular (à esquerda), efluentes urbanos (ao centro) e desmatamento com pastagem até a margem  (à direita).

 

 

Por outro lado, veja alguns exemplos de riachos bem preservados, com manutenção da mata ciliar.

 

 

ATIVIDADE 2 - Formular idéias de como recuperar o riacho degradado, concretizadas na forma de textos, desenhos ou maquetes.

 

A visita aos dois riachos poderá fornecer o conhecimento básico da estrutura de um riacho preservado e dos efeitos da ação antrópica sobre um riacho urbano. A partir deste conhecimento será possível formular e apresentar soluções para a recuperação do riacho degradado.

 

Esta atividade poderá ser desenvolvida pelos alunos com montagem de maquetes, elaboração de textos e desenhos.

  


 

 

Professor, se quiser saber mais consulte:

Monografia de Licenciatura: Hasue, 2004 (arquivo PDF)

Capítulo de livro sobre a aplicação do tema no ensino básico: Hasue, Uieda & Lunardi, 2006

(http://www.unesp.br/prograd/nucleo2006/indexchapter1.php).

Artigo científico sobre teias em riachos: Uieda & Motta, 2007(arquivo PDF)