Algumas idéias de atividades que podem ser desenvolvidas
pelos alunos como trabalhos complementares ao conteúdo
abordado sobre teia alimentar.
ATIVIDADE 1 - Comparar um riacho preservado
com um riacho degradado quanto à fisionomia, ressaltando as
alterações decorrentes de ações antrópicas.
A visita
a um riacho em área urbana poderá evidenciar algumas
características próprias de ambientes degradados. Estas
características, decorrentes de uma ação antrópica,
mostrarão a degradação deste rio, quando comparado a um
riacho preservado, como o utilizado para apresentar a teia
alimentar (Horto Florestal de Itatinga).
O riacho
urbano pode apresentar:
a) má qualidade da água por falta de
saneamento;
b)
presença de espuma, óleo e forte odor;
c)
redução da mata ciliar;
d) ausência de vegetação marginal submersa;
e) lixo urbano.
A
retirada da mata ciliar deve reduzir a entrada de
alimento no rio proveniente desta vegetação (matéria vegetal
e insetos terrestres), além de alterar as características do
ambiente (maior aquecimento da água, assoreamento do leito).
A ausência de vegetação marginal submersa deve
reduzir a diversidade da fauna, pois este constitui um
importante local de desenvolvimento do perifiton (importante
na dieta de vários animais) e de abrigo para a fauna móvel.
Fica
evidente que esta degradação deve levar a uma redução na
diversidade da fauna e, portanto, uma simplificação
nas interações tróficas entre os organismos aí
existentes, além de salientar a ação do homem como um agente
causador de desequilíbrio ambiental.
Veja
abaixo alguns exemplos de riachos com graus variados de
alteração ambiental: barreiras impedindo o fluxo regular (à
esquerda), efluentes urbanos (ao centro) e desmatamento com
pastagem até a margem (à direita).
Por outro lado, veja alguns exemplos de riachos bem
preservados, com manutenção da mata ciliar.
ATIVIDADE 2 - Formular idéias de como
recuperar o riacho degradado, concretizadas na forma de
textos, desenhos ou maquetes.
A visita
aos dois riachos poderá fornecer o conhecimento básico da
estrutura de um riacho preservado e dos efeitos da ação
antrópica sobre um riacho urbano. A partir deste
conhecimento será possível formular e apresentar soluções
para a recuperação do riacho degradado.
Esta
atividade poderá ser desenvolvida pelos alunos com montagem
de maquetes, elaboração de textos e desenhos.
Professor,
se quiser saber mais consulte:
Monografia de Licenciatura:
Hasue, 2004 (arquivo
PDF)
Capítulo de livro sobre
a aplicação do tema no ensino básico:
Hasue, Uieda & Lunardi, 2006
(http://www.unesp.br/prograd/nucleo2006/indexchapter1.php).
Artigo
científico sobre teias em riachos:
Uieda & Motta, 2007(arquivo PDF)
|