VISITAS   DIDÁTICAS  AO   IB
T E I A   A L I M E N T A R

Responsável: Profa Dra Virginia Sanches Uieda    Tel (014): (3811-6268)
: Escola solicitante
Agendamento: Com 90 dias de antecedência, diretamente com o responsável

OBJETIVOS

O mini-curso tem por objetivo servir de material complementar ao livro didático e que possa ser usado pelo professor do Ensino Fundamental como um material facilitador do desenvolvimento do tema “Teia alimentar”.

Esta atividade pode ser desenvolvida dentro do horário de aula ou como uma atividade extraclasse, constando de três etapas.

1ª ETAPA: Rever os conceitos básicos sobre teia alimentar e apresentar uma pesquisa científica sobre este tema, realizada em um riacho preservado, mostrando tanto os resultados quanto a metodologia de trabalho empregada (4 horas-aula).

2ª ETAPA: Comparar um riacho preservado com um riacho degradado quanto à fisionomia, ressaltando as alterações decorrentes de ações antrópicas (5 horas-aula).

3ª ETAPA: Formular idéias de como recuperar o riacho degradado, concretizadas na forma de textos, desenhos ou maquetes (poderá ser trabalhada posteriormente, com a possibilidade de integração com outras disciplinas).

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

A atividade é composta de: aulas teóricas com a apresentação de conteúdos, práticas de laboratório com apresentação da macrofauna de um riacho e visitas a riachos da região.

O material que será utilizado no mini-curso compreende: (a) os resultados de uma pesquisa científica, os quais vão subsidiar o desenvolvimento do conteúdo, e (b) as atividades que serão desenvolvidas com os alunos ao longo do mini-curso.

Um estudo prévio (pesquisa científica) das relações alimentares entre os animais de um riacho preservado (Horto Florestal de Itatinga) foi realizado para a obtenção de dados a serem usados na apresentação aos alunos da estrutura de teias alimentares. Tanto a metodologia como os resultados da pesquisa científica serão apresentados nas aulas teóricas e nas práticas de laboratório do mini-curso.

Como atividade opcional, caso a escola e o professor desejem e achem viável para a turma envolvida, poderá ser programada uma visita ao riacho onde foi realizada a pesquisa, a qual possibilitará aos alunos um contato com o ambiente e a demonstração prática da metodologia de trabalho de campo e captura da macrofauna. Uma visita a um riacho urbano também poderá ser realizada, porém aqui somente para a visualização de sua fisionomia e comparação com o riacho preservado.

Com base nas atividades desenvolvidas no mini-curso, o professor poderá posteriormente trabalhar com a classe na formulação de idéias de como recuperar um riacho degradado e de como um riacho urbano pode ser utilizado como área de lazer com o mínimo de impacto ambiental.

Cronograma do mini-curso

1ª aula - descrição dos objetivos a serem atingidos e apresentação de conceitos básicos sobre trama alimentar (1 hora aula teórica).

2ª aula - apresentação da pesquisa científica (metodologia e parte dos resultados) e prática de laboratório para visualização dos grupos de invertebrados do riacho amostrado (1 hora aula teórica-prática).

3ª aula - apresentação da pesquisa científica (finalização dos resultados) e prática de laboratório para visualização dos peixes e anfíbios do riacho amostrado (1 hora aula teórica-prática).

4ª aula - montagem da teia pelos alunos (1 hora aula de trabalho de grupo e fechamento teórico).

5ª aula (OPCIONAL) - visita ao riacho preservado com observação de suas características e apresentação da metodologia de trabalho de campo (excursão de 3 horas-aula = uma manhã ou tarde).

6ª aula (OPCIONAL) - visita a um riacho degradado (Rio Lavapés, Fazenda Lageado) com observação de suas características e troca de idéias com os alunos sobre como recuperar este riacho (excursão de 2 horas-aula).