Responsável: Profa
Dra Virginia Sanches Uieda Tel (014): (3811-6268)
Local: Escola solicitante
Agendamento:
Com 90 dias de antecedência, diretamente com o responsável
OBJETIVOS
O mini-curso tem por
objetivo servir de material complementar ao livro
didático e que possa ser usado pelo professor do Ensino
Fundamental como um material facilitador do desenvolvimento
do tema “Teia alimentar”.
Esta atividade pode
ser desenvolvida dentro do horário de aula ou como
uma atividade extraclasse, constando de três etapas.
1ª
ETAPA:
Rever os conceitos básicos sobre teia alimentar e
apresentar uma pesquisa científica sobre este tema,
realizada em um riacho preservado, mostrando tanto
os resultados quanto a metodologia de trabalho empregada
(4 horas-aula).
2ª
ETAPA:
Comparar um riacho preservado com um riacho degradado
quanto à fisionomia, ressaltando as alterações decorrentes
de ações antrópicas (5 horas-aula).
3ª
ETAPA:
Formular idéias de como recuperar o riacho degradado,
concretizadas na forma de textos, desenhos ou maquetes
(poderá ser trabalhada posteriormente, com a possibilidade
de integração com outras disciplinas).
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
A atividade é composta de: aulas teóricas com a apresentação de conteúdos, práticas de laboratório com apresentação da macrofauna de um riacho e visitas a riachos da região.
O material que será
utilizado no mini-curso compreende: (a) os resultados
de uma pesquisa científica, os quais vão subsidiar
o desenvolvimento do conteúdo, e (b) as atividades
que serão desenvolvidas com os alunos ao longo do
mini-curso.
Um estudo prévio (pesquisa
científica) das relações alimentares entre os animais
de um riacho preservado (Horto Florestal de Itatinga)
foi realizado para a obtenção de dados a serem usados
na apresentação aos alunos da estrutura de teias
alimentares. Tanto a metodologia como os resultados
da pesquisa científica serão apresentados nas aulas
teóricas e nas práticas de laboratório do mini-curso.
Como atividade opcional, caso a escola e o professor desejem e achem viável
para a turma envolvida, poderá ser programada
uma visita ao riacho onde foi realizada a pesquisa,
a qual possibilitará aos alunos um contato com o ambiente
e a demonstração prática da metodologia de trabalho
de campo e captura da macrofauna. Uma visita a um
riacho urbano também poderá ser realizada, porém aqui
somente para a visualização de sua fisionomia e comparação
com o riacho preservado.
Com base nas atividades desenvolvidas no mini-curso,
o professor poderá posteriormente trabalhar com a
classe na formulação de idéias de como recuperar um
riacho degradado e de como um riacho urbano pode ser
utilizado como área de lazer com o mínimo de impacto
ambiental.
Cronograma
do mini-curso
1ª
aula - descrição dos objetivos
a serem atingidos e apresentação de conceitos básicos
sobre trama alimentar (1 hora aula teórica).
2ª aula -
apresentação da pesquisa científica (metodologia e
parte dos resultados) e prática de laboratório para
visualização dos grupos de invertebrados do riacho
amostrado (1 hora aula teórica-prática).
3ª aula -
apresentação da pesquisa científica (finalização dos
resultados) e prática de laboratório para visualização
dos peixes e anfíbios do riacho amostrado (1 hora
aula teórica-prática).
4ª aula -
montagem
da teia pelos alunos (1 hora aula de trabalho
de grupo e fechamento teórico).
5ª aula (OPCIONAL) - visita ao riacho preservado com observação de suas
características e apresentação da metodologia de trabalho
de campo (excursão de 3 horas-aula = uma manhã
ou tarde).
6ª aula (OPCIONAL) - visita a um riacho degradado (Rio Lavapés, Fazenda
Lageado) com observação de suas características e
troca de idéias com os alunos sobre como recuperar
este riacho (excursão de 2 horas-aula).
|