Instituto de Biociências de Botucatu

Departamento de Morfologia :::

Laboratório de Pesquisa - Laboratório de Imunocitoquímica da Reprodução

Responsáveis

Dra. Maria Dalva Cesario

Dra. Daniela Carvalho dos Santos

Dra. Irani Quagio-Grassiotto

Ovogênese e Foliculogênese em Peixes Neotropicais

Docente Reponsável: Dra. Maria Dalva Cesário

E-mail: mcesario@ibb.unesp.br

Desenvolvemos um estudo com algumas espécies de peixes neotropicais, cuja biologia reprodutiva atrai interesse devido às suas peculiaridades e devido à importância que as mesmas representam para a piscicultura. Estamos analisando as estruturas morfológicas, baseadas em características qualitativas e quantitativas dos folículos ovarianos que ocorrem durante o ciclo reprodutivo anual. Estas características estão sendo melhor exploradas em nossos estudos no sentido de se aliar a outras informações tais como fatores ambientais para estimativa do ciclo reprodutivo destes animais.

Espermatogênese e Espermiogênese em Peixes Neotropicais

Docente Reponsável: Dra. Irani Quagio-Grassiotto

E-mail: grassiotto@laser.com.br

Tradicionalmente os estudos sobre o ciclo reprodutivo anual dos teleósteos, têm utilizado o aspecto macroscópico das testículos, e o tipo de células germinativas presentes nos compartimentos germinativos, para descrever os estágios de maturação gonadal. No entanto, novos critérios de análise dos testículos, têm utilizado as alterações anuais do epitélio germinativo, de contínuo a descontínuo, além do tipo de células germinativas presentes, na definição das classes reprodutivas. Tal classificação tem como intuito padronizar o conceito de epitélio germinativo em Teleostei. Partindo destes novos critérios pretende-se descrever as alterações estruturais do epitélio germinativo masculino que ocorrem durante o ciclo reprodutivo anual dos machos de espécies de diferentes peixes neotropicais. Os dados obtidos poderão ser utilizados para estimativa do ciclo reprodutivo destes animais.

Reprodução e Morte Celular

Docente Reponsável: Dra. Daniela Carvalho dos Santos

E-mail: daniela@ibb.unesp.br

Experimentos imunocitoquímicos relacionados ao processo de morte celular são desenvolvidos no Laboratório de Imunocitoquímica da Reprodução. O processo da morte celular é um fenômeno de extrema importância na histofisiologia dos diferentes tecidos. Trata de um evento dinâmico que envolve diferentes aspectos celulares. A morte celular, com suas possíveis implicações, é estudada através da microscopia de luz, microscopia eletrônica e detecção imunocitoquímica de fatores/moléculas engajadas no processo de morte, visando um melhor esclarecimento da histofisiologia do tecido em análise.