Instituto de Biociências de Botucatu
Instituto de Biociências de Botucatu
     
 
PROJETO DE EXTENSÃO: Difundindo e Popularizando a Ciência na Unesp :::
Histórico
 



Histórico
No ano de 1985, preocupado com o declínio da qualidade do ensino fundamental e médio público brasileiro, o Prof. Dr. Leopoldo de Meis, docente junto ao Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ), criou um programa de educação em ciência para alunos de baixa renda. Inicialmente, este programa visava o oferecimento de cursos de férias para alunos carentes da cidade do Rio de Janeiro, dando maiores oportunidades para que estes travassem contato com técnicas laboratoriais e conceitos científicos da área de Bioquímica. Com o passar dos anos, este programa foi ampliado e hoje envolve 18 instituições de ensino e/ou pesquisa brasileiros que visam divulgar ciência de forma alternativa, criativa e lúdica, através do oferecimento de cursos de férias para alunos e professores da rede pública utilizando metodologia científica, estágios técnicos para professores e alunos da rede pública junto a laboratórios de universidades, produção de material didático inovador, elaboração de olimpíadas científicas e visitas a centros de pesquisa e museus de ciência, entre outras atividades. Atualmente, este grupo de instituições integra a Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública, coordenada pelo Prof. Dr. João Batista Calixto, docente junto ao Departamento de Farmacologia da Universidade Federal de Santa Maria (SC). http://www.novostalentosredepublica.com.br/

A Universidade Estadual Paulista - UNESP passou a integrar esta Rede de Educação e Ciência no ano de 2007, através da criação do Projeto denominado “Difundindo e Popularizando a Ciência na UNESP”, desenvolvido junto ao Instituto de Biociências (Campus de Botucatu, SP). Este projeto, inicialmente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Genética) e posteriormente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Botânica) e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Biologia Geral e Aplicada) deste instituto, tem como objetivo geral a difusão e popularização de conhecimentos e recentes avanços de ciências para professores e alunos do ensino fundamental e médio, especialmente da rede pública, e fornecer melhores oportunidades de estudo e formação a jovens carentes de baixa renda. Docentes/pesquisadores e alunos de pós-graduação atuam em diversas atividades que visam atingir este objetivo e, para tanto, planejam e realizam métodos criativos relacionadas à docência. Desta forma, um outro objetivo deste projeto desenvolvido pelo Instituto de Biociências da UNESP refere-se ao aprimoramento didático de alunos de Mestrado e Doutorado.

A idéia de iniciar um projeto com enfoque de difusão de ciência para o ensino básico em um dos campi da UNESP teve sua origem em discussões que ocorreram durante vários anos entre docentes e alunos de pós-graduação do Instituto de Biociências de Botucatu acerca da necessidade de integrar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Este integração poderia não somente permitir uma melhor divulgação da ciência como também abrir as portas da universidade para a sociedade. Desta forma, as distâncias entre o conhecimento produzido nos centros de pesquisa e a realidade das escolas de ensino fundamental e médio e, conseqüentemente, da população em geral, poderiam ser reduzidas. Atualmente, o projeto “Difundindo e Popularizando a Ciência na UNESP” desenvolve diferentes propostas, denominadas de: (1) “Oficinas ou Cursos de Férias”, (2) Programa Jovens Cientistas, (3) Programa Ciência com Arte nas Escolas e (4) Produção de Material Didático Alternativo e Inovador.