Instituto de Biociências de Botucatu
Instituto de Biociências de Botucatu
     
 
PROJETO DE EXTENSÃO: Difundindo e Popularizando a Ciência na Unesp :::
Metodologia do Projeto
 



Metodologia do Projeto

O projeto consta de quatro atividades:

1) Organização de oficinas (cursos de férias) teórico-práticas, destinadas a professores de ensino básico (ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio), especialmente de Ciências e Biologia, e a alunos do ensino médio, especialmente de escolas da rede pública. A equipe executora destas oficinas é composta por docentes/pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação da UNESP (Campus de Botucatu).

2) Realização das oficinas planejadas, direcionadas a professores de ensino básico e a alunos do ensino médio, selecionados durante a primeira fase do projeto. Nesta segunda fase, os professores e alunos desenvolverão diversas atividades, através do Método Científico, e terão acesso a laboratórios de pesquisa da UNESP, planejarão ações a serem realizadas nas escolas, desenvolverão material didático-pedagógico, modelos lúdicos, mídias e apostilas voltadas ao ensino-aprendizagem e à popularização da Ciência.

3) Acompanhamento e implementação das ações educativas planejadas, envolvendo práticas laboratoriais e de ensino nas escolas da rede pública envolvidas e de atividades como palestras, cursos, feiras abertas à população, aplicações de materiais didático-pedagógicos, modelos lúdicos, mídia e apostilas desenvolvidos durante a segunda fase do projeto.

4) Seleção de alunos participantes das oficinas teórico-práticas para que estes realizem estágios técnicos junto a laboratórios de pesquisa do Instituto de Biociências da UNESP, sob supervisão de docentes e alunos de pós-graduação.