NADI - Núcleo de Apoio Didático do IB
NADI - Núcleo de Apoio Didático do IB
     
 

 

Documento sem título
M U S E U   E S C O L A   DO    IB  

Empréstimo de Material Didático
 
 


 

Processos de ensino e de aprendizagem em Ciências Biológicas e Materiais Didáticos

 

Um novo ensino de Ciências envolve:

  • desencadear o processo de aprendizagem significativa no aluno  

  • mobilizar recursos cognitivos do alunos

  • instigar, desafiar e criar situações-problema e de desequilíbrio cognitivo ao aluno

  • superar o modelo verbalista de ensino

Para isso, conteúdos são propostos a partir de eixos ou temas- PCNs –Ensino Fundamental e  PCN+ Médio (Brasil,1996 e 1998)  e são indicadas como estratégias de ensino: Experimentação;  Seminários e debates;  Projetos; Simulações; Demonstrações; Estudo do meio, entre outras.  Neste contexto, os materiais didáticos são fundamentais, entre eles: 

  • maquetes

  • roteiros de experiências

  • jogos

  • textos 

  • recursos de informática

Materiais didáticos

 

São meios ou instrumentos facilitadores dos processos de ensino e de aprendizagem, elaborados e produzidos a partir de intenções e propostas, podendo guiar, exemplificar, ilustrar; concretizar. São objetos de interação, ou seja, o aluno, como sujeito ativo, não apenas reage ao material, mas age e interage com o recurso. Precisam estar direta e estritamente relacionados aos objetivos, conteúdos, estratégias de ensino e necessidades dos alunos. Há muitos tipos de materiais didáticos, desde os mais concretos até os mais abstratos, englobando: organizadores gráficos (mapa conceitual), recursos bibliográficos (livro, revista), recursos tridimensionais (maquete, modelo), recursos audiovisuais (vídeo, televisão), recursos visuais (transparência, cartaz) e recursos de informática (tecnologias de informação e comunicação – TIC).

 

A seleção de um material depende dos objetivos, conteúdos de aprendizagem ( procedimentos, atitudes) e características dos alunos. Na seleção e utilização dos materiais é importante :

1-     Detectar os objetivos educativos subjacentes num determinado material  e verificar até que ponto são coincidentes com os seus , preenchendo lacunas identificadas e rejeitando incoerências

2-  Verificar quais são os conteúdos alvos  e a relação entre objetivos e conteúdos

3- Estabelecer o grau de adaptação ao contexto em que serão utilizados  ( Zabala, 1998)  

Coordenadora: Luciana Lunardi Campos 

       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Botucatu
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por