Processos
de ensino e de aprendizagem em Ciências Biológicas
e Materiais Didáticos
Um novo ensino de Ciências envolve:
-
desencadear o processo de aprendizagem significativa
no aluno
-
mobilizar recursos cognitivos do alunos
-
instigar, desafiar e criar situações-problema
e de desequilíbrio cognitivo ao aluno
-
superar o modelo verbalista de ensino
Para
isso, conteúdos são propostos a partir de eixos ou
temas-
PCNs –Ensino Fundamental e PCN+
Médio (Brasil,1996 e 1998) e são
indicadas como estratégias
de ensino: Experimentação;
Seminários
e debates;
Projetos;
Simulações;
Demonstrações; Estudo do meio, entre outras.
Neste
contexto, os materiais didáticos são fundamentais,
entre eles:
-
maquetes
-
roteiros de experiências
-
jogos
-
textos
-
recursos de informática
Materiais didáticos
São
meios ou instrumentos facilitadores dos processos
de ensino e de aprendizagem, elaborados e produzidos
a partir de intenções e propostas, podendo guiar,
exemplificar, ilustrar; concretizar. São objetos de
interação, ou seja, o aluno, como sujeito ativo, não
apenas reage ao material, mas age e interage com o
recurso. Precisam estar direta e estritamente relacionados
aos objetivos, conteúdos, estratégias de ensino
e necessidades dos alunos. Há muitos tipos de
materiais didáticos, desde os mais concretos até os
mais abstratos, englobando: organizadores gráficos
(mapa conceitual), recursos bibliográficos
(livro, revista), recursos tridimensionais
(maquete, modelo), recursos audiovisuais (vídeo,
televisão), recursos visuais (transparência,
cartaz) e recursos de informática (tecnologias
de informação e comunicação – TIC).
A
seleção de um material depende dos objetivos, conteúdos
de aprendizagem ( procedimentos, atitudes) e características
dos alunos. Na seleção e utilização dos materiais
é importante :
1-
Detectar
os objetivos educativos subjacentes num determinado
material e verificar até que ponto são coincidentes
com os seus , preenchendo lacunas identificadas e
rejeitando incoerências
2- Verificar
quais são os conteúdos alvos e a relação entre
objetivos e conteúdos
3- Estabelecer
o grau de adaptação ao contexto em que serão utilizados
( Zabala, 1998)
Coordenadora:
Luciana Lunardi Campos
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