Teste para
o daltonismo: atividade prática
OBJETIVOS
A
atividade prática proposta permite o professor identificar
pessoas daltônicas na sala de aula e desenvolver outros
conteúdos como genética mendeliana, herança ligada ao sexo,
genética de população e investigação da herança de um
caráter na família e construção de heredogramas.
INSTRUÇÕES
1) Baixar os seguintes
arquivos para o seu computador, clicando em cada item abaixo
Cartões de Ishihara (arquivo em PowerPoint)
Tabela de Dados a ser preenchida pelos alunos
Gabarito do Professor
2) Inicie a
apresentação dos Cartões de Ishihara. Cada figura aparecerá
numa ordem numérica de 1 a 17. Para cada figura, o aluno
deverá
anotar,
respectivamente, o número que está reconhecendo na tabela de
dados. O arquivo foi
programado para que cada figura fosse apresentado num
intervalo de 10 segundos, tempo para observar e anotar a
informação na Tabela de Dados.
3)
Terminada a consulta,
o
professor deverá conferir os números anotados pelos alunos e
compará-los a um “Gabarito” que indica os números vistos por
uma pessoa de visão normal. Recolha as tabelas preenchidas
pelos alunos, identificadas pelo nome, e proceda à
conferência.
Compare se a freqüência na sala de aula corresponde à da
população.
OBSERVAÇÃO: Se o teste for para
pessoas não-alfabetizadas, baixe outro arquivo
Clique aqui usando as figuras de número 18 a 24.
Cada figura colorida apresenta uma "trilha" que deve ser
seguida com a pessoa apontando o seu inicio e o termino (de
um X para outro). Os demais procedimentos são os mesmos.
Antes
de realizar o teste, sugere-se ao professor, fazer uma
introdução teórica ao assunto, esclarecendo
o que é o daltonismo e os aspectos genéticos desta
característica. É importante, nesta explanação, não
caracterizar o daltonismo como anomalia, mas sim como mais
uma característica determinada geneticamente, como também o
são o canhotismo, lóbulo preso da orelha, depressões
auriculares (covinha) no lóbulo da orelha, etc.
ATENÇÃO
É
importante enfatizar que o daltônico não é menos ou mais
capaz em identificar objetos, distinguir cores, apreciar o
mundo ao seu redor. O que nós chamamos de verde, também é
verde para o daltônico. Se o daltônico eventualmente se
atrapalha na distinção entre objetos que diferem apenas pela
coloração, o canhoto pode se atrapalhar com objetos próprios
à manipulação por destros, assim como um terceiro pode se
assustar ao perceber que sua urina tem coloração vermelha,
em decorrência de ter ingerido beterraba em refeições
anteriores (outro caráter de herança recessiva). Portanto,
cabe ao professor esclarecer devidamente a classe para
evitar contratempos e, identificando daltônicos,
encaminhá-los aos serviços de oftalmologia da escola para
maiores esclarecimentos e orientação.
Baixe as instruções
detalhadas,
clicando aqui.
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