Reprodução das Aves


 

Universidade Estadual Paulista

U N E S P

 

Peixes

 

 Anfíbios

 

Répteis 

 

 

 

 



Mamíferos

 

 

Voltar ao Menu Principal

 

 

 

Enio Yoshinori Hayasaka

Silvia Mitiko Nishida

Aves são vertebrados que possuem penas, asas, bicos e botam ovos. São mais de 9.000 espécies com muita diversidade de formas e comportamento: as variações vão do pequeno beija-flor ao enorme avestruz. Apesar de todas as aves terem asa, nem todas voam. É o caso do avestruz, da ema e dos pingüins. Por outro lado, os avestruzes são excelentes corredores e os pingüins, nadadores muito velozes. Muitas espécies de aves são utilizadas na avicultura para a produção, principalmente, de carne e ovos (perus, galinhas, codornas, gansos e avestruz), ou então, são criadas como aves ornamentais (pavão, periquitos e muitas espécies de aves canoras como o canário-da-terra, curió, etc.). Todas as aves praticam fecundação interna e são ovíparas e precisam de um ou ambos os pais para que os ovos sejam incubados até a sua eclosão, ou seja, até o nascimento dos filhotes .

 

Para exemplificar a forma de reprodução das aves, vamos falar sobre a garça-grande-branca (Ardea alba) como o nome diz, é todinha branca, com a exceção do bico que é amarelo. É considerada a mais comuns das garças, sendo encontrada em quase todo o planeta. No Brasil podemos observá-la o ano todo nas margens dos rios e lagos, inclusive nos rios que cortam as cidades. Ela se alimenta de peixes e pequenos anfíbios, pescando-os nas margens dos rios. Além dessa garça, há outras: a garça-branca-pequena (Egretta thula) que é menor e tem bico e pernas escuras. Como essa garça pode ser observada junto com a garça-branca-grande, é confundida como sendo o filhote; a garça-vaqueira (Bubulcus ibis), está sempre associada aos grandes herbívoros como o gado das fazendas. Quando o gado pasta e espalha os insetos que saem pulando ou voando, a garça-vaqueira aproveita e captura-os. Veja as três simultaneamente e faça a comparação.

 

        

 Garça-grande-branca (Ardea alba)  Garça-branca-pequena (Egretta thula)  e Garça-vaqueira (Bubulcus ibis)

 Fontes: http://animaldiversity.ummz.umich.edu/site/accounts/information/Ardea_alba.html

http://animaldiversity.ummz.umich.edu/site/resources/cal_vorn/snowyegret.jpg/view.html

http://animaldiversity.ummz.umich.edu/site/resources/h_c_kyllingstad/cowsandbirds_16.jpg/view.html

 

Na época da reprodução, o macho da garça-grande-branca namora a fêmea exibindo as suas penas decorativas chamadas egretas. Se der tudo certo e a fêmea aceitar o convite, o casal irá construir um grande ninho de gravetos entre os galhos de uma árvore. Depois ocorre o acasalamento, ou seja a cópula. Como nos répteis, os óvulos ficam maduros dentro do corpo da fêmea e não são expelidos para fora como nos peixes e anfíbios. Então, para encontrar os óvulos, os espermatozóides que são produzidos pelos machos precisam entrar dentro do corpo da fêmea. O jeito para resolver isso foi o macho montar sobre a fêmea, juntar as aberturas genitais (cloaca) dele com a dela e transferir o sêmen para dentro do oviduto feminino (canal onde os espermatozóides percorrem para encontrar os óvulos). Ocorrem várias cópulas antes da fêmea por de 3 a 6 ovos azul-esverdeados.  Nas aves como nos répteis, para que os embriões se desenvolvam, é necessário que fiquem aquecidos o tempo todo. Assim, a mãe ou o pai se revezam para a incubar (ou chocar) os ovos, sentando-se sobre eles, cuidadosamente. Acabado o período de incubação, os filhotes nascem sem nenhuma ajuda dos pais. Mais uma vez, os pais dividem a tarefa de alimentarem  os filhotes, trazendo peixes e outras iguarias. Veja no álbum de Darlene Boucher  as belas fotos que ela flagrou de um casal de garça-grande-branca no período de reprodução!

 

   

 

Fonte: http://flickr.com/photos/amaw/sets/72157600176814884/ Álbum

 

http://flickr.com/photos/amaw/2281459891/in/set-72157600176814884/ (o namoro)

http://flickr.com/photos/amaw/2284451340/in/set-72157600176814884/ (acasalamento)

http://flickr.com/photos/amaw/472743473/in/set-72157600176814884/ (cuidando dos ovos)

http://flickr.com/photos/amaw/481439594/in/set-72157600176814884/ (a família)

 

 

 

Agora que já sabemos o comportamento de reprodução de uma ave, vamos dobrar origamis? Então clica aqui e mãos-a-obra!

 

 

 

Acasalamento
Ninho com ovos
Alimentando Filhote


LINKS INTERESSANTES PARA VISITAR E SABER MAIS SOBRE AS AVES

 

Guia interativo de aves urbanas do Laboratório de Tecnologia Educacional da UNICAMP

Guia de Aves do Brasil site do Fickr

Aves de rapina do Brasil

Guia Online das Aves do Brasil
A Collection of Bird Photos and Movies from SW Ohio um site com fotos espetaculares de aves

Zoológico do Estado de São Paulo. Aves

Aves. Os únicos animais que tem penas.

Que relação teria as aves com os répteis?

Só Biologia.Aves