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FOTOSSÍNTESE E CADEIA ALIMENTAR |
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Virginia Sanches Uieda Atividades complementares |
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Como estudar uma teia alimentar
Atividades complementares
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Algumas
idéias de atividades que podem ser desenvolvidas pelos alunos como
trabalhos complementares ao conteúdo
abordado sobre teia alimentar. |
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ATIVIDADE 1 - Comparar um riacho preservado com um riacho degradado quanto à fisionomia, ressaltando as alterações decorrentes de ações antrópicas.
A visita a um riacho em área urbana poderá evidenciar algumas características próprias de ambientes degradados. Estas características, decorrentes de uma ação antrópica, mostrarão a degradação deste rio, quando comparado a um riacho preservado, como o utilizado para apresentar a teia alimentar (Horto Florestal de Itatinga).
O riacho urbano pode apresentar: v a) má qualidade da água por falta de saneamento; b) presença de espuma, óleo e forte odor; v b) redução da mata ciliar; v c) ausência de vegetação marginal submersa; v d) lixo urbano.
A retirada da mata ciliar deve reduzir a entrada de alimento no rio proveniente desta vegetação (matéria vegetal e insetos terrestres), além de alterar as características do ambiente (maior aquecimento da água, assoreamento do leito). A ausência de vegetação marginal submersa deve reduzir a diversidade da fauna, pois este constitui um importante local de desenvolvimento do perifiton (importante na dieta de vários animais) e de abrigo para a fauna móvel.
Fica evidente que esta degradação deve levar a uma redução na diversidade da fauna e, portanto, uma simplificação nas interações tróficas entre os organismos aí existentes, além de salientar a ação do homem como um agente causador de desequilíbrio ambiental.
Veja abaixo alguns exemplos de riachos com graus variados de alteração ambiental:barreiras impedindo o fluxo regular (à esquerda), efluentes urbanos (ao centro) e desmatamento com pastagem até a margem (à direita).
Por outro lado, veja alguns exemplos de riachos bem preservados, com manutenção da mata ciliar.
ATIVIDADE 2 - Formular idéias de como recuperar o riacho degradado, concretizadas na forma de textos, desenhos ou maquetes.
A visita aos dois riachos poderá fornecer o conhecimento básico da estrutura de um riacho preservado e dos efeitos da ação antrópica sobre um riacho urbano. A partir deste conhecimento será possível formular e apresentar soluções para a recuperação do riacho degradado.
Esta atividade poderá ser desenvolvida pelos alunos com montagem de maquetes, elaboração de textos e desenhos.
Professor se quiser saber mais sobre o tema pode consultar: Monografia de Licenciatura: Hasue, 2004 (arquivo PDF) Capítulo de livro sobre a aplicação do tema no ensino básico: Hasue, Uieda & Lunardi, 2006 (http://www.unesp.br/prograd/nucleo2006/indexchapter1.php). Artigo científico sobre teias em riachos: Uieda & Motta, 2007(arquivo PDF) |