Instituto de Biociências de Botucatu
Instituto de Biociências de Botucatu
     
 
Pós-Graduação Stricto Sensu em Farmacologia :::
 
Objetivos


OBJETIVOS GERAIS

O Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas Área de Concentração Farmacologia visa ampliar e aprofundar conhecimentos acadêmicos, científicos e tecnológicos e formar  recursos humanos capacitados para o ensino/pesquisa e o desenvolvimento científico-tecnológico. É esperado que tal objetivo seja atingido despertando-se nos alunos visão crítica e científica de temas variados e atualizados relacionados à Farmacologia e suas aplicações.

O Programa conta com corpo docente qualificado cuja atividade de pesquisa é reconhecida nacional e internacionalmente. Metade dos docentes permanentes do Programa é bolsista em produtividade do CNPq em áreas altamente competitivas (8/15, nominalmente: AS Pupo, CM Barros, CA Hiruma-Lima, ELB Novelli, JRA Miranda, LC Di Stasi, OCM Pereira, José Buratini Junior). Ainda, todos os docentes permanentes são assessores ad hoc de agências de fomento à pesquisa como a FAPESP e o CNPq. O reconhecimento internacional da expertise do corpo docente do Programa em suas respectivas áreas de atuação pode ser exemplificado pelas assessorias (peer review) prestadas a importantes periódicos como o Journal of Pharmacology and Experimental Therapeutics, British Journal of Pharmacology, Biochemical Pharmacology, Circulation Research, European Journal of Pharmacology, Brain Research, Journal of Ethnopharmacology, Life Sciences, Theriogenology entre outros. Além disso, é crescente a internacionalização do programa,  que mantém estreito vínculo científico com laboratórios de outros países tais como: Emory University, Atlanta-GA, EUA, University of Florida – Animal Sciences Department, EUA; Centro Nacional de Sanidad Instituto de Salud Carlos III, Ministerio de Sanidad y Consumo, Madri, Espanha; Centre de Recherche em Reprodución animale – Faculté de Médecine Vétérinaire,  Montreal, Canadá; Technical University of Munich, Freising, Alemanha e Universidad de Granada – Facultad de Farmácia, Espanha bem como com diversas instituições brasileiras (UNESP, USP, UNICAMP, UNIFESP, IAC, EMBRAPA, FAMEMA, UEL, UFMS, UFSM, Instituto Butantã, IEPA). Pode-se citar como exemplo de  cooperação internacional o Dr. Christopher Price (Montreal) que, nos últimos três anos,  permanece 2 a 3 semanas no laboratório do Dr. José Buratini Junior, durante o mês de janeiro, desenvolvendo projetos em colaboração e interagindo com os alunos de pós-graduação por meio de palestras proferidas em uma das disciplinas do programa ou através de contato direto no laboratório. Deve-se destacar também que a capacidade de captar recursos junto às agências financiadoras (veja abaixo em outras informações), tem facilitado o desenvolvimento das quatro linhas principais de pesquisa do programa.

A formação de recursos humanos capacitados é assegurada pelo oferecimento de um conjunto de disciplinas dedicadas ao ensino de temas atuais e relevantes da Farmacologia ministradas por docentes envolvidos no Programa e seus colaboradores nacionais e estrangeiros. Além dessas, os alunos contam com amplo elenco de disciplinas oferecidas por outros programas de pós-graduação de nossa unidade institucional, dando interessante flexibilidade e individualidade ao perfil de formação do pós-graduando. A capacitação didática dos alunos visando a introdução na atividade docente é atingida por estágios-docência onde os alunos ministram aulas teóricas e práticas nas várias disciplinas oferecidas pelo Departamento de Farmacologia aos cursos de graduação em Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Enfermagem, Ciências Biológicas (modalidade Médica), Ciências Biológicas (modalidade Bacharelado/Licenciatura) e Física Médica. Ainda, os pós-graduandos são estimulados a co-orientar alunos de iniciação científica como forma de preparo à atividade docente e científica. Desde 2007, a cada  semestre, pelo menos um aluno de doutorado do programa é selecionado para ser professor bolsista do Departamento de Farmacologia. Durante este período, sob supervisão de seu orientador, o pós-graduando tem a oportunidade de ministrar aulas práticas e teóricas de farmacologia (total de 60 horas) para alunos dos cursos de Biologia, Biomédicas, Nutrição, Enfermagem, Medicina e  Medicina Veterinária.

O Programa tem absorvido alunos provenientes da própria instituição e de instituições de ensino superior do Estado de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco e até mesmo de países vizinhos como a Argentina. Os alunos de pós-graduação absorvidos pelo programa são profissionais formados em Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Medicina Veterinária, Medicina, Farmácia e Bioquímica, Fisioterapia, Odontologia e Educação Física. O Programa já titulou mais de 100 Mestres e, graças à criação do doutorado (2006),  1 doutor em 2008 e 2 outros em 2009. 

Com relação à inserção social, a formação de recursos humanos na área de farmacologia tem uma destacada importância social, visto que o país, dada a abundância de plantas medicinais existentes em nossas florestas assim como de moléculas bioativas originadas de toxinas e venenos de nossa fauna, possui um potencial enorme  para o descobrimento e desenvolvimento de novos fármacos. Apesar da imensa potencialidade terapêutica de nossa flora e fauna, o país ainda apresenta acentuada dependência tecnológica de outros países no que ser refere ao desenvolvimento e produção de novos fármacos. O Programa tem contribuído consideravelmente com a formação de pesquisadores e/ou empreendedores voltados para as empresas de base tecnológica brasileira (cosmecêutica, terapêutica e nutracêutica) através das pesquisas para geração de novos fármacos de origem natural. A inserção social destes  novos acadêmicos empreendedores segue uma tendência natural do mercado mundial onde empresas ou grupo de empresas (COINFAR) tem investido em programa de descobertas de novas biomoléculas. Daí a importância de nosso curso de pós-graduação formar pessoal altamente capacitado para o desenvolvimento científico e tecnológico em áreas de conhecimento relacionadas à Farmacologia.

A formação de recursos humanos de qualidade preparados para o ensino/pesquisa e o desenvolvimento científico-tecnológico vem sendo desempenhada pelo Programa de forma eficaz. Isto pode ser comprovado pelo destino de seus egressos. Há grande inserção dos egressos do Programa no mercado de trabalho, onde eles exercem atividades de docência e pesquisa em Farmacologia e áreas relacionadas em instituições públicas e privadas. Ao mesmo tempo, o Programa possui vínculos com o setor produtivo-empresarial, como demonstrado pela interação com laboratórios e indústrias farmacêuticas, cosméticos e agropecuárias, às quais o Programa tem levado inovação, desenvolvimento científico-tecnológico e treinamento através de ações diretas de seus orientadores e respectivos pós-graduandos.

A formação de recursos humanos de qualidade preparados para o ensino/pesquisa e o desenvolvimento científico-tecnológico também é demonstrada pela crescente produtividade científica dos docentes do Programa e seus respectivos orientados. No período compreendido entre 2001 e 2006, esses docentes publicaram mais de uma centena de trabalhos completos em periódicos Qualis A (classificação antiga, sendo que cerca de 70% destes trabalhos tiveram co-autoria de pelo menos um pós-graduando e/ou aluno de iniciação científica. Em 2007 foram publicados 19  trabalhos (nova escala de estraficação:  4 trabalhos A2, 6 trabalhos B1, 7 trabalhos B2 e 2 trabalhos B4) e a média do fator de impacto  foi de 3,36; considerando o somatório dos fatores de impacto dividido pelo número total de docentes do programa. Houve aumento na produtividade científica em 2008, com intensa participação discente: do total de 35 trabalhos publicados, 20 tiveram participação de alunos do programa. A qualidade dos trabalhos pode ser comprovada utilizando-se a nova escala de estratificação de acordo com o fator de impacto da base ISI:  2 trabalhos Qualis A1,  3 trabalhos Qualis A2,  7 trabalhos Qualis B1, 16 trabalhos Qualis B2 e 7 trabalhos Qualis B3. Em 2009, a produtividade continuou elevada e a participação discente nos trabalhos aumentou substancialmente (do total de 38 trabalhos publicados, 30 (79%) tiveram participação discente). Foram publicados: 1 trabalho A1, 2 trabalhos A2, 17 trabalhos B1, 15 trabalhos B2 e 3 trabalhos B3.

Os alunos do Programa contam com laboratórios de pesquisa bem aparelhados que permitem a execução de experimentos que empregam metodologias farmacológicas e bioquímicas clássicas, bem como técnicas modernas de biologia molecular envolvendo a manipulação de ácidos nucléicos recombinantes e a análise de sua expressão em culturas de células e em tecidos. A unidade institucional na qual o programa é inserido conta com centro de assistência toxicológica (CEATOX) que disponibiliza várias técnicas usuais em toxicologia, ampliando as metodologias disponíveis aos alunos no desenvolvimento de seus estudos. Além disso, os alunos do Programa têm à disposição infraestrutura de suporte que inclui biblioteca própria do Programa com bom acervo de livros de Farmacologia e de áreas relacionadas, sala de uso exclusivo dos alunos com computadores conectados à Internet através de banda larga, scanners, impressoras e acesso a fotocopiadoras. Além disso, o programa ainda dispõe de um anfiteatro com capacidade para 40 lugares  com recurso de multimídia (retroprojetor, multimídia, CPU) para as aulas de pós-graduação, defesas de dissertação ou exames de qualificação. Tal infraestrutura é mantida e renovada por vários auxílios à pesquisa temáticos e individuais contratados pelos docentes do programa e por iniciativas institucionais de fomento.

Perspectivas de Evolução e tendências 

A produtividade do Programa vem crescendo nos últimos anos. Em 2003 os 14 docentes do programa publicaram 13 artigos em periódicos Qualis A (somatório dos fatores de impacto = 22,831 e fator de impacto por docente = 1,630) enquanto que no ano de 2004 os 12 orientadores do Programa publicaram 20 trabalhos em periódicos Qualis A (somatório dos fatores de impacto = 43,811 e  fator de impacto por docente = 3,129). Já no ano de 2005, os 12 docentes permanentes do  programa publicaram 24 trabalhos em  periódicos Qualis A (somatório dos fatores de impacto = 53,147 e  fator de impacto por docente = 4,429). Este desempenho foi mantido no ano de 2006 quando os 12 docentes permanentes do Programa publicaram 23 trabalhos QUALIS A e 03 QUALIS B (somatório dos fatores de impacto = 51,232 e fator de impacto por docente = 4,269). É interessante observar que todos os docentes permanentes contribuíram para aumentar a produtividade do Programa. Enquanto que no triênio 2001-2003 cerca de 30% dos docentes publicaram pelo menos três trabalhos em periódicos Qualis A, no triênio 2004-2006 75% dos docentes permanentes (9/12, nominalmente: AS Pupo, CM Barros, CA Hiruma-Lima, ELB Novelli, J Buratini, JRA Miranda, LC Di Stasi, M Gallacci, OCM Pereira) publicaram pelo menos três trabalhos em periódicos Qualis A. Os demais docentes permanentes (JC Gomes, M Costa e S Cordellini) publicaram dois trabalhos em periódicos Qualis A, todos com co-autoria discente.

Em 2007, um docente deixou o programa (J.C. Gomes, devido a aposentadoria) e dois novos docentes permanentes foram incorporados (JM Hormaza e VF Ximenes). Dos 13 docentes do programa 8 (61,5%) foram responsáveis pela publicação de 19 trabalhos (nova escala de estraficação:  4 trabalhos A2, 6 trabalhos B1, 7 trabalhos B2 e 2 trabalhos B4; somatório  dos fatores de impacto = 43,712; fator de impacto por docente = 3,362).  Deve-se destacar que dos cinco docentes que não publicaram nenhum trabalho este ano, quatro deles (CM Barros, COM Pereira, LC Di Stasi e  S. Cordellini) enviaram 19 trabalhos para publicação em 2007. No total, os docentes do programa enviaram 33 trabalhos para publicação (destes, 7 já foram aceitos e se encontram no prelo; veja abaixo em trabalhos em preparação).   Além disso, o Prof. LC Di Stasi escreveu um livro na íntegra sobre Plantas Medicinais e as Profas. M Gallaci e S Cordellini publicaram 4 capítulos no livro Farmacologia Integrada e o Prof. José Ricardo de Arruda Miranda 01 capítulo no livro  Drug Delivery Research Advances.

Em 2008, mais um docente com boa produtividade  (Dra. Cláudia H. Pellizzon) foi incorporada ao quadro de  docentes permanentes do programa.  Dos 14 docentes do programa, 11 (78,6%) foram responsáveis pela publicação de 35 artigos (Qualis A1 = 2; Qualis A2 =3, Qualis B1 = 7, Qualis B2 = 16 e Qualis B3 = 7), resultando num somatório dos fatores de impacto igual a 80,17 (fator de impacto por docente = 5,73).  Além disso, tanto o Prof. J. R. Miranda  quanto a Profa.  S. Cordelinni publicaram um capítulo de livro cada um.
Em 2009, foi incorporado ao quadro de docentes permanentes o Dr. Marcelo Fábio Gouveia Nogueira (bolsista do programa Jovem Pesquisador da Fapesp). Por outro lado, a Dra. Mirtes Costa passou de docente permanente para colaborador. Devido a proximidade de sua aposentadoria a Profa. Mirtes optou por não receber novos alunos do programa e se desvincular do mesmo assim que seus últimos dois alunos defendam suas dissertações no primeiro semestre de 2010.  Neste ano de 2009, dos 15 docentes do programa, 13 (87%) foram responsáveis pela publicação de 38 trabalhos (1 trabalho A1, 2 trabalhos A2, 17 trabalhos B1, 15 trabalhos  B2 e 3 trabalhos B3), resultando num somatório dos fatores de impacto igual a 114,29 (fator de impacto por docente = 7,62).  Ademais, dois docentes do programas (MFG Nogueira e CM Barros), publicaram um capítulo no livro Animal Reproduction New Research Developments da editora Nova Science Publishers (New York, USA).

Para o ano de  2010, existe a expectativa que o número de publicações continue elevado, uma vez que os docentes do programa, além dos trabalhos publicados  acima citados,  enviaram um total de 24  trabalhos para publicação em 2009 (12 já foram aceitos).  Além disso, encontra-se em fase final de diagramação um livro de Farmacologia Veterinária, a ser lançado em 2010 pela Editora Manole, cujos editores (CM Barros e LC Di Stasi) e autores de vários capítulos (CM Barros, LC Di Stasi, AS Pupo, M. Galacci, S. Cordellini e  M. Costa), são docentes do programa.

A proporção de trabalhos que contam com discentes co-autores é uma característica importante das publicações do Programa. No ano de 2006 houve co-autoria discente em 69% (18/26) dos trabalhos Qualis A e B e no triênio 2004-2006 este índice é ligeiramente maior (55/76 ou 72% dos trabalhos Qualis A e B tiveram co-autoria discente). No ano de 2007 a co-autoria discente/egressos diminui (11/19; 57,9%), se manteve no mesmo patamar em 2008 (20/35; 57,1%) e aumentou significativamente em 2009 (30/38; 78,9%). Quando a co-autoria discente é analisada em função do número de dissertações/teses defendidas fica claro que as pesquisas desenvolvidas por nossos alunos redundam em trabalhos publicados. Em 2007 foram defendidas 8 dissertações e houve co-autoria discente em 8 trabalhos, resultando numa relação de 1,0 trabalho para cada dissertação. Em  2008 esta relação subiu para  1,54 (foram defendidas 12 dissertações e a primeira tese de doutorado do programa; e houve co-autoria discente em 20 trabalhos) e continuou a subir para 2,72 em 2009 (foram defendidas 9 dissertações e 2 teses; e houve co-autoria discente em 30. trabalhos). Estes dados demonstram que há elevada participação discente nas publicações do Programa e que as pesquisas desenvolvidas pelos pós-graduandos vêm sendo convertidas em trabalhos publicados.

Em 2009 as linhas de pesquisa do programa foram modificadas, para refletir melhor os trabalhos desenvolvidos e as disciplinas oferecidas pelos docentes no programa. Foram mantidas as linhas de pesquisa: 1) Receptores e mecanismos de transdução (docentes: AS Pupo, S Cordellini, M Gallaci, OCM  Pereira, JRA Miranda, CM Barros e J Buratini Jr) e  2) Farmacologia da Reprodução (docentes: CM Barros, J Buratini Jr, OCM Pereira, MFG Nogueira e a Dra. Fabíola P. Lopes que entrará no programa em 2010). O nome de duas linhas de pesquisa: Atividades farmacológicas de substâncias naturais e Toxicologia  foram modificados para  3) Farmacologia de produtos naturais  (docentes:  LC Di Stasi, CAH Lima, CH Pellizon,  M Costa, JM Hormaza, M Gallacci, JRA Miranda e VF Ximenes) e 4) Toxicantes endógenos e exógenos (M Gallacci, S Cordellini, ELB Novelli, JM Hormaza, VF Ximenes, LC Di Stasi), para refletir de forma mais fidedigna os trabalhos desenvolvidos nestas linhas. Além disso, foi incluída a linha de pesquisa 5) Biofísica Aplica (docentes: JRA Miranda,  JM Hormaza, AS Pupo e VF Ximenes) para contemplar trabalhos e disciplinas relacionadas à mesma.

Graças, em grande parte, a inclusão de novos docentes ao Programa e a incorporação dos alunos de doutorado (aprovado em 2006), houve aumento na quantidade e qualidade dos trabalhos publicados no triênio 2007-2009, como pode ser verificado acima. Considerando que em 2009 foi incorporado mais um docente permanente ao programa, além de novos alunos de mestrado e doutorado,  espera-se que a produtividade continue crescendo nos próximos anos. Ademais, continuaremos com a política de captar jovens pesquisadores produtivos para o programa. Em 2010, a Dra. Fabiola Paula Lopes (bolsista do programa jovem pesquisador da Fapesp) fará parte, como docente colaboradora, de nosso programa de PG.