Instituto de Biociências de Botucatu
Instituto de Biociências de Botucatu
     
 
Pós-Graduação Stricto Sensu em Genética :::
 
Critérios para Seleção


EXAME DE INGRESSO E CONCESSÃO DE BOLSAS

 



O processo de seleção da PG Genética é baseado em uma prova escrita de conhecimento específico em Genética (eliminatória), sendo 7,0 (sete) a nota mínima exigida. O candidato aprovado na prova escrita terá seu Curriculum vitae analisado e passará por uma entrevista, etapas essas consideradas classificatórias. O processo de seleção inclui ainda uma prova de capacitação em língua inglesa, sendo 5,0 (cinco) a nota mínima exigida para aprovação (consultar regimento do Programa para possível dispensa mediante apresentação de certificado de proficiência).

Os alunos ingressantes no doutorado que finalizaram o mestrado no Programa ou em Programa de área afim da USP ou UNICAMP, estão dispensados da prova escrita de conhecimento. Cabe ressaltar que, caso aprovado no processo seletivo, a passagem para o doutorado só será efetivada mediante a submissão ou aceite em revista Qualis A de um artigo científico contendo os resultados obtidos pelo aluno durante o mestrado.

A prova escrita de conhecimento constará de 15 questões das quais 10 (dez) deverão ser respondidas pelo candidato (por livre escolha). Serão atribuídas notas de 0 (zero) a 10,0 (dez). O conteúdo exigido inclui os seguintes tópicos: Genética Mendeliana, Teoria Cromossômica da Herança, Alterações Numéricas e Estruturais dos Cromossomos, Estrutura e Função Gênica, Mutação, Evolução, Genética de Populações, Genética Quantitativa, Genética Molecular e de Microorganismos, Tecnologias do DNA Recombinante e Genômica.

O Curriculum vitae deverá ser apresentado no formato Lattes do CNPq (www.cnpq.br), sendo pontuadas as participações em congressos com apresentação de trabalho (oral ou na forma de pôster), os artigos científicos publicados, as bolsas obtidas, a participação em projetos de pesquisa, os estágios realizados e os prêmios e distinções obtidos. Não serão atribuídos pontos para os itens não comprovados. A entrevista, por sua vez, será realizada por uma banca composta por três docentes do Programa.

Serão atribuídas notas de 0 (zero) a 10,0 (dez) para a análise de CV e a entrevista, respectivamente, e as mesmas serão somadas à nota obtida na prova escrita de conhecimento. A nota final classificatória corresponderá à média aritmética das referidas notas.

A classificação final do candidato no processo de seleção será utilizada como critério para a concessão de bolsa de estudo do Programa (Bolsas Capes ou CNPq), respeitada a disponibilidade das mesmas. Cabe ressaltar que tal concessão está diretamente ligada ao total cumprimento de todas as atribuições do aluno e respectivo orientador junto ao Programa (ver normas). Alunos (ou respectivo orientador) em situação irregular não serão contemplados até a total regularização.


Literatura recomendada para programa de estudo:


1- Griffiths AJF; Gelbart WM, Miller JH; Suzuki DT, Lewontin RC, Gelbart WM, Wessler SR. 9ª Ed. 2009 - Introdução à Genética - Guanabara Koogan;

2- Brown,TA. 3ª Ed.1999 - Genética: um Enfoque Molecular. Guanabara Koogan;

3- Snustad, DP; Simmons, MJ. 4ªEd. 2008. Fundamentos de Genética. Guanabara Koogan;

4- Mayr, E., Populações, Espécies e Evolução. CEN/EDU, 1977;

5- Futuyma, D.J., Biologia Evolutiva, Editora da SBG, 1997.