ORIGAMI e suas variações

 

Universidade Estadual Paulista

U N E S P

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar ao Menu Principal

 

 

Enio Yoshinori Hayasaka

Silvia Mitiko Nishida

 

Pequena História sobre Origami

Origami na Educação

Origami no Ensino de Ciências

Origami e suas variações

Origem do papel

 

A arte de dobrar papel continuará em franca transformação enquanto o homem estiver sonhando e criando. Desde que começou o movimento pela liberdade de criação do origami, os origamistas do mundo inteiro mostraram possibilidades sem fim que uma folha de papel pode se transformar. Além do origami tradicional, conheça outras variações da arte de dobrar papel 

1) ORIGAMI MODULAR: Dobram-se várias unidades básicas e repetitivas. Depois junta-os, por encaixes ou colagens e compõe um objeto geométricos bi (polígonos) ou tri-dimensionais (poliedros). Para se ter uma idéia sobre o conceito do que é um origami modular, visite o site de Michał Kosmulski que ensina a fazer um de sua autoria. Clique aqui.

   

Fonte: http://hektor.umcs.lublin.pl/~mikosmul/origami/planars.html

 

 

KUSUDAMA: é uma variação do origami modular em forma de esfera. A palavra é formada pelos ideogramas remédio (kusuri) + bola (tama). Antigamente, desde a China, servia de amuleto para afastar espíritos malignos e proteger as crianças. Atualmente, são utilizados para decoração de ambientes e pendurados por fios, como ilustra a foto. Uma das maiores autoridades sobre Origami Modular e Kusudama é Tomoko Fuse. Os livros "Unit Origami: Multidimensional Transformations" e " Kusudama" são referências clássicas.

Clique aqui e veja a diversidade de modelos e visite o blogue da "Fabiana "Devlyn Oikawa" onde ela mostra diagramas e vídeos, caso queira tentar fazer um.

 

 

2) ORIGAMI ARQUITETÔNICO (no Brasil ficou conhecido como Kirigami). Foi criado por um arquiteto e professor da Universidade Tecnologia de Tókio, Masahiro Chatani (1891). Tudo começou quando ele resolveu fazer cartões personalizados para enviar aos amigos. O seu cartão quando era aberto revelava uma figura tridimensional sobre um fundo branco ou colorido de um outro papel. Nas palavras do criador, o origami arquitetônico  “explora o mistério da transformação do plano da 2ª dimensão para a 3ª dimensão, levando em conta a dimensão do tempo". Abaixo, um belo exemplo, representando o castelo Himeji.

   

Fonte: http://members.shaw.ca/woa/modhimeji.htm

Saiba mais sobre a Arte do Papel no site da Fundação Japão onde são listadas bibliografias. Não deixe de ler a dissertação de mestrado (Ueno, 2003) ricamente ilustrada: “Do origami tradicional ao origami arquitetônico: uma trajetória histórica e técnica do artesanato oriental e suas aplicações no design moderno”.  Experimente fazer assistindo um vídeo do You Tube.

3) BLOCK FOLDING (Origami 3D): a peça final é feita com várias pecinhas dobradas de papel que são repetidas e encaixadas umas nas outras, como se fossem, origamis de Lego! O resultado final depende do número e o modo como se junta as unidades de encaixe. Quer aprender a fazer? Veja esse vídeo no You Tube.

 

Fonte: http://yukaorigami.multiply.com/photos/album/44/Gato_Malhado_Mini_e_P#2 (gato)

http://yukaorigami.multiply.com/photos/album/5/5#6 (dragão)

4) BILL FOLDING são dobraduras feitas, exclusivamente, com notas de dólares americanos. Um dos origamistas representativos é Won Park

Fonte: http://origami.em.blog.br/archives/carpa-em-origami-dobradura-de-won-park/

Links interessantes para visitar e saber mais

 

Origami Techniques no site  Wikipedia (em inglês)

Papyromania.

Origami Block folding

The kusudama veja as variações em torno do tema

Money Origami from A to Z 

 

Ver os próximos capítulos:

Origami na Educação

Origami no Ensino de Ciências

Origami e suas variações

Origem do papel

 

Voltar para Voltar ao Menu Principal