Uma doença que ocorre no Brasil, e que preocupou a população principalmente entre os anos de 1992 a 1994, é a cólera. Essa doença é causada por uma bactéria denominada de Vibrio cholerae .

A transmissão da V. cholerae ocorre quando é ingerida água que foi contaminada com fezes ou vômitos do portador do vibrião. A contaminação de alimentos e utensílios também pode ocorrer por meio da água e, até mesmo, pelas moscas. Os indivíduos assintomáticos, também constituem nesse caso, importante fonte de disseminação do vibrião.

O número de casos de doença aumenta em períodos secos devido à evaporação da água nos reservatórios e mananciais, provocando maior concentração de vibriões por quantidade de água. Os indivíduos sintomáticos apresentam diarréias, vômitos e dores abdominais, isso porque o V . cholerae produz uma substância tóxica, chamada de enterotoxina , que diminui a retenção de líquido pelo intestino, causando a diarréia.   Alguns podem ter câimbras e desidratação. Essa desidratação, em estágios avançados pode provocar convulsões e até coma.

No Brasil, o ano de 1993 foi aquele em que se registrou maior número de casos da doença. Em 2000 tivemos grande redução no número de indivíduos infectados. Atualmente, a doença está restrita a localidades do Nordeste, devido à dificuldade de acesso à água e deficiências no saneamento básico.

 

Home

 

Coliformes Fecais

 

Leptospirose

 

Cólera