A leptospirose é causada por uma bactéria, o Leptospira interrogans , que é em forma espiralada e utiliza o oxigênio para obtenção de energia. Trata-se de infecção que acomete principalmente mamíferos como ratos, cachorros e camundongos, sendo doença humana acidental. A infecção humana ocorre quando o indivíduo entra em contado com objetos ou se banha em água contaminada com a urina de animais infectados. Por essa razão, é que quando há enchentes aumenta o risco de infecção da população.
As bactérias L. interrogans penetram por machucados e arranhões existentes na pele ou pelas mucosas e quando alcançam a corrente sangüínea começam a multiplicar-se. Por meio do sangue, elas são distribuídas por todo o corpo provocando sintomas como febre, mal estar, dor de cabeça, dores musculares, náuseas, vômitos e perda do apetite. Pode ocorrer também calafrios, enfraquecimento, diarréia e medo da luz devido à dor nos olhos que a luz passa a provocar. O indivíduo pode apresentar ainda tosse seca e dor no tórax. Na sua forma mais grave, o indivíduo infectado apresenta cor amarelada ou alaranjada, aumento do fígado e do baço, insuficiência renal, desidratação, hemorragias e alterações cardíacas, pulmonares e de consciência.
Atualmente, já se conhece a vacina contra a leptospirose para animais como cachorros, por exemplo, mas a vacina para os humanos ainda não foi desenvolvida.
Leptospirose |
---|
|
---|