Um nematelminto de importância médica é o Trichuris trichiura , causador da tricuríase. Ele tem a forma de um chicote e quando adulto seu comprimento varia de três a cinco centímetros. Estima-se que 902 milhões de pessoas no mundo estejam infectadas por T.trichiura.

Enquanto A. lumbricoides habita o intestino delgado, Trichuris trichiura vive no intestino grosso do homem. Os ovos são ingeridos juntamente com os alimentos sólidos e líquidos, liberando as larvas no intestino delgado. Essas larvas migrarão para o intestino grosso, onde penetrarão nas células epiteliais formando túneis sinuosos na superfície da mucosa. Durante esse período, elas tornam-se vermes adultos capazes de produzir novos ovos.

Existem indivíduos assintomáticos na tricuríase e estes podem atuar como fontes de contaminação ao manusear alimentos, por exemplo. Os indivíduos sintomáticos sofrem com dores abdominais, disenteria, anemia, má nutrição e retardo no desenvolvimento. Apresentam também sangramento e fezes com presença de muco e sangue.

 

 

 

 
Tricuríase

 

Home

 

Ascaridíase

 

Esquistossomose

 

Filariose

 

Teníase

 

Ancilostomose