As principais medidas profiláticas, medidas tomadas para evitar a disseminação e contaminação, são muito semelhantes e baseiam-se, principalmente em tratamento da água, medidas de saneamento básico, educação sanitária, identificação e tratamento dos doentes assintomáticos, principalmente daqueles que são manipuladores de alimentos. Lavar as mãos com freqüência, em especial antes de preparar alimentos e antes das refeições; lavar bem e tratar todos os alimentos crus; não defecar ao ar livre e sim em ambiente apropriado; proteger os alimentos contra moscas e baratas; usar água devidamente tratada ou fervê-la antes de beber; destino adequado do lixo, são as principais medidas para evitar a propagação dos cistos e contaminação de novas pessoas.

Uma das medidas para tratamento dos alimentos, principalmente daqueles que serão consumidos crus, é deixá-los mergulhados durante quinze minutos em uma solução preparada com três gotas de iodo por litro de água, ou com 0,3g de permanganato de potássio em 10 litros de água, após o quê eles devem ser lavados em água corrente devidamente tratada ou fervida.  
As mãos devem ser sempre bem lavadas com água e sabão. Também devemos lembrar de não levar as mãos sujas a boca durante as atividades do dia a dia, como brincar.

As atividades do saneamento básico não se restringem apenas a abastecimento de água e disposição dos esgotos, mas também: controle de animais e insetos, saneamento de alimentos, escolas, locais de trabalho, de lazer e habitações. Os objetivos principais são melhorar a qualidade de vida das pessoas e facilitar a atividade econômica.

Medidas Profiláticas

Home

Vocabulário
Relação Parasito Hospedeiro
Doenças
Estudos em Botucatu
O Bicho Que Me Deu