Casos escasos aqui e ali levaram ao ressurgimento de doenças que a duras penas já haviam sido banidas do cenário nacional, ou que puderam se instalar recentemente de forma assustadora como a dengue, que é transmitida pelo mesmo pernilongo vetor da febre amarela, o Aëdes aegypti .

A dengue é uma doença febril, que causa dores de cabeça, dores no corpo, em especial nas articulações, fadiga e vômitos. Pode acontecer também o aparecimento de manchas vermelhas e até sangramentos, que são mais comuns na gengiva. Por causa disto os analgésicos e anti-térmicos necessários no tratamento não podem ser à base de salicilatos (ex. AAS e aspirina), uma vez que eles podem provocar hemorragias.

Pacientes que apresentem febre hemorrágica devem ser observados com especial atenção uma vez que apresentam insuficiência circulatória, com queda de pressão. Nos casos graves o choque acontece entre o 3º e o 7º dia podendo haver parada circulatória e até morte. Por isso, atendimento médico apropriado é imprescindível.

 

 
Dengue

 

Home

 

Febre Amarela