O Corpo Humano

Sentido da Visão


Silvia Mitiko Nishida

Felipe Augusto K de Oliveira

Juliana Troll

Estruturas

do olho

 

Luz

 

Formação

da Imagem

 

Visão e Saúde

 

Faça a sua

pergunta

 

Download

 

Voltar

 

 

Como vemos o mundo?

 

Há quem diga que os olhos são a janela da alma....Mas, seguramente, podemos afirmar que os olhos são as janelas para o mundo que nos cerca. O olho é um sistema óptico que capta imagens do meio ambiente e a experiência visual que conhecemos é proporcionada pelo cérebro que decodifica o significado das imagens que se formam no olho.

 

O olho e as estruturas associadas

 

 

       

 

 Extraído de:  http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/imagepages/1094.htm

 

O globo ocular está alojado dentro de uma cavidade óssea denominada órbita. Ao olho estão associadas várias estruturas protetoras como os supercílios (ou sobrancelhas), as pálpebras e os cílios. As pálpebras fecham-se em resposta à luz intensa e na presença de algum estimulo mecânico sobre a córnea (cisco) como resposta de proteção. Elas se fecham periodicamente para espalhar lágrimas pela superfície ocular. As lágrimas são produzidas pelas glândulas lacrimais constituindo de uma secreção transparente, um pouco salgada e que serve para manter a córnea sempre limpa e nutrida. O lacrimejamento associada à uma reação emocional de tristeza ou de extrema alegria é peculiaridade da espécie humana. Os longos pelos na borda do olho (cílios) dificultam a entrada de partículas. Na espécie humana, os pelos dos supercílios são curtas mas em outros mamíferos são longas e tem a mesma função dos cílios. Os dois olhos movem-se de forma harmônica graças à atividade coordenada de seis pares de músculos oculares. Assim, reviramos o olho, seguimos um objetos em movimento, focalizamos os objetos que se aproximam ou que se distanciam, etc. A conjuntiva é uma película de tecido irrigada que recobre a esclera até a córnea e as partes internas das pálpebras.

 

  

 

 

O globo ocular propriamente dito é composto de três camadas como mostra a figura acima (1, 2 e 3 ), à esquerda:

1) EXTERNA: corresponde à esclera (a parte branca do olho) e a córnea (porção transparente é por onde a luz penetra o olho).

2) INTERMEDIÁRIA:formada pela coróide (nutrição do olho), corpo ciliar (estrutura responsável pela produção do humor vítreo e regulação da convexidade do cristalino) e  a íris (porção que dá cor aos olhos). A íris tem um orifício chamado pupila cujo diâmetro varia conforme a luminosidade do ambiente.

3) INTERNA: que corresponde à retina. É uma estrutura com uma camada fotorreceptores (cones e bastonetes) e três camadas de células nervosas. As fibras nervosas que deixam o olho formam o nervo óptico e se dirigem para o cérebro. O ponto de emergência do nervo óptico não há fotorreceptores e, por isso, é denominado ponto cego.

Associado ao corpo ciliar está o cristalino que é uma lente biconvexa. O cristalino e a córnea formam um sistema de lentes convergentes que focalizam a luz refletida dos objetos precisamente sobre a retina, numa região chamada fóvea. A figura acima, à direita, mostra a retina vista através de um oftalmoscópio.

Finalmente, os olhos são preenchidos por dois tipos de líquidos: humor aquoso e o Humor vítreo. O humor aquoso está situado entre a córnea e o cristalino e é constantemente renovado. O vítreo é o gel que preenche a cavidade posterior do olho.