O Corpo Humano

 

Visão e Saúde


Silvia Mitiko Nishida

Felipe Augusto K de Oliveira

Juliana Troll

 

Estruturas

do olho

 

A luz

 

Formação

da Imagem

 

Visão e Saúde

 

Voltar ao Menu

do Corpo Humano

 

 

 

 

O sentido da visão é dos mais importantes e as deficiências causam grande impacto na qualidade de vida das pessoas. A nossa visão não é a mesma ao longo da vida: enquanto bebês não enxergamos praticamente nada. Só aos seis meses que passamos a ter uma visão nítida semelhante a do adulto. Veja aqui o desenvolvimento visual humano. Você já deve ter ouvido as pessoas acima dos 40 anos dizerem: "Meus braços estão ficando cada vez mais curtos" ou então acharem que "a vista está cansada". Pois é, depois de adulto a capacidade do cristalino acomodar-se para a visão de perto vai diminuindo. Daí a necessidade dos "óculos para perto".

 

A habilidade de formar imagens depende de dois fatores: a forma do globo ocular e das propriedades do sistema de lentes do olho (cristalino. e a córnea). Ambas as lentes devem ser completamente transparentes e o globo ocular ter o formado adequado. Se o globo ocular for muito pequeno ou muito grande, a luz será focalizado fora da retina e a imagem não será nítida. Vejamos alguns problemas de erros de difração comuns: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

 

MIOPIA: o tamanho do olho é maior do que o normal e o ponto de focalização da imagem se forma antes da retina. Enxerga-se bem de perto mas de longe a imagem fica "borrada". A lente adequada para a correção deverá ser divergente.

 

    

 

HIPERMETROPIA: Nesse caso, o erro de refração ocorre porque o tamanho do olho é relativamente menor e o ponto de focalização se forma atrás da retina. Assim, a visão de perto (leitura e tarefas manuais) ficam prejudicadas, bem como o interesse por essas tarefas. As lentes corretivas convergentes resolvem o problema.

 

 

Veja animações http://www.physpharm.fmd.uwo.ca/undergrad/sensesweb/L1Eye/l1eye.swf

 

ASTIGMATISMO: Nesse caso o erro de refração ocorre porque a córnea apresenta uma curvatura ovalada ao invés de arredondada. O portador tem dificuldade de acompanhar linhas horizontais, verticais e obliquas. Terá dificuldades para as leituras de frases. As lentes corretivas toricas resolverão o problema.

 

Veja o cartaz "Erros de Refração" da Sociedade de Brasileira de Oftalmologia Pediátrica

 

 

Outras deficiências visuais

 

Há outras deficiências visuais importantes como a catarata e o glaucoma. Se o cristalino perder a transparência e ficar opaco, a visão ficará prejudicada. No entanto, por meio de cirurgia o cristalino doente pode ser substituído por uma lente artificial que evitando a cegueira. Quando o sistema de drenagem de liquido do olho (não da lágrima) não estiver funcionando, ocorrerá um aumento de pressão intraocular e a visão ficará embaçada. A esse quadro denominamos glaucoma. Veja na figura abaixo a sensação visual das pessoas portadoras de catarata e glaucoma comparada à visão normal.

 

 

Extraído de http://healthcare.utah.edu/healthinfo/spanish/eye/dishub.htm