Biologia Geral das Aves

Biologia geral das aves

Guia de Aves do JB

Links sobre aves

Bicos das aves e a alimentação

Asas e pés das aves

Como são e para que servem as penas das aves?

Como as aves voam?

Como se reproduzem e como são os ninhos?

Como as aves cantam?

As aves pertencem ao grande grupo dos animais vertebrados que evoluíram a partir dos répteis e reúnem as seguintes características:

- são dotados de bicos (não possuem dentes)

- o corpo é coberto por penas que são adaptações para o vôo

- Apóiam-se em duas patas (são bípedes)

- Possuem ossos e sacos pneumáticos (corpo leve)

- Possuem metabolismo elevado e geram calor (endotérmicas)

- Regulam a temperatura do corpo (homeotérmicas)

- Os filhotes nascem de ovos com casca dura (ovíparos).

Veja ao lado as partes do corpo de uma ave, tendo como exemplo, o quero-quero.

Apesar de todas as aves compartilharem características comuns entre si são muito variadas quanto ao tamanho, forma, comportamento e locais onde vivem.

Assim temos aves minúsculas como os beija-flores e enormes como as avestruzes. Aves que voam e não voam. Aves que cantam e não cantam.

Quantas espécies de aves existem?

Ao todo, já foram identificadas em torno de 9.000 espécies diferentes. A diversidade das aves está intimamente relacionada com o ambiente onde vivem. Há espécies amplamente distribuídas no planeta assim como as que vivem restritas em determinados ambientes. A classificação das aves varia conforme os autores. Segundo a classificação cientificamente mais aceita (a de Sibley-Ahlquist) há 146 famílias e 23 ordens de aves conhecidas.

A lista de aves brasileiras corresponde a 1.825 espécies, segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos.

No Jardim Botânico do Instituto de Biociências registramos 125 espécies diferentes desde as que são observadas durante o ano todo e as que ocorrem temporariamente. Clique aqui e veja o nosso Guia de Aves do JB.