O Corpo Humano

 

Sensibilidade Térmica 


Silvia Mitiko Nishida

 

Introdução

 

Receptores

cutâneos

 

Receptores proprioceptivos

 

Receptores

 térmicos

 

Dor

 

Faça a sua

pergunta

 

Voltar ao Menu dos sentidos

 

Voltar ao Menu do Corpo Humano

 

 

Examine dois objetos, cada um com uma mão. Além de perceber as respectivas texturas (através do sentido tátil) e pesos dos objetos (sentido proprioceptivo) você perceberá as sensações térmicas: um poderá estar mais frio do que o outro, ou então, um frio e outro quente. De fato, possuímos dois tipos de receptores térmicos:os que detectam calor (receptores para calor) e outros que detectam frio (receptores para frio).

 

Veja o comportamento dos receptores térmicos em função da variação de temperatura sobre a pele (gráfico adaptado a partir de Gayton & Hall, 2007). Os receptores de frio começam a apresentar aumento crescente de atividade próximo a 7oC atingindo o máximo, a 25oC (linha azul contínua). Se a temperatura continuar a aumentar, a atividade nervosa diminuirá até não mudar mais (em torno de 45oC), mesmo que a temperatura continue a aumentar. Já os receptores de calor (linha vermelha pontilhada) começam a responder por volta dos 30oC e atingem o máximo de atividade quando a 45oC. Se a temperatura continuar a aumentar, a atividade diminui rapidamente e os receptores de dor para calor excessivo (linha vermelha contínua)  anunciam o perigo iminente de uma possível queimadura. Nesse momento você afastará a mão do objeto agressor. Se a temperatura do objeto esfriar menos de 15oC, os receptores de dor para o frio excessivo (linha azul pontilhada) é que entram em ação, agora anunciando o perigo de congelamento.

 

A figura abaixo mostra as respostas comparativas do receptor de dor e do receptor de calor em função do aumento de energia térmica. Há um eletrodo registrando a atividade nervosa do nervo que contem ambas as fibras nervosas. A intensidade e a duração do estimulo térmico são indicados pelas ondas quadradas (em vermelho) e aumenta progressivamente. A intensidade da resposta nervosa de cada receptor é representada pelo número de segmentos verticais. Observe que somente a 45oC os receptores de dor iniciam uma atividade significativa. Já os receptores térmicos de calor atingiram a capacidade máxima de resposta. 

 

 

 

Podemos reconhecer graduações térmicas que vão do frio congelante, gelado, frio, indiferente, morno, quente e muito quente. Na superfície corporal predominam os receptores de frio em relação aos de calor.

 

Veja porque sentimos dor quando nos queimamos a pele.

 

 

Bibliografia citada

Gayton, AC &  Hall, JE. Tratado de Fisiologia Médica. 11a ed. Rio de Janeiro, 2007. 1115p.