Instituto de Biociências de Botucatu
Instituto de Biociências de Botucatu
     
 
PROJETO DE EXTENSÃO: Difundindo e Popularizando a Ciência na Unesp :::
Experimentando Genética
 



Experimentando Genética

As Oficinas “Experimentando Genética” referem-se a cursos de férias de curta duração, ministrados a professores de Ensino Básico (Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e a alunos de Ensino Médio, visando a difusão de conhecimentos na área de Genética. As atividades são realizadas através de práticas laboratoriais, peças de teatro, brincadeiras, músicas, filmes, jogos e revistas em quadrinhos e são basicamente desenvolvidas através do “método científico” que consiste em elaborar questionamentos, formular hipóteses e testar estas hipóteses através de experimentos.
Os assuntos abordados nestes cursos inserem-se em tópicos do currículo de educação básica, como Organização celular, Mitose e meiose, 1ª. e 2ª. leis de Mendel, Fenótipo e genótipo, Diversidade genética, Alelos, Interações alélicas e interações gênicas, Dominância e recessividade, Alelos múltiplos (sistema ABO), Sistema Rh, Herança ligada ao sexo, Mutação, Alterações cromossômicas numéricas e estruturais, Estrutura de ácidos nucléicos (DNA e RNA), Duplicação, transcrição e tradução, Biologia molecular e biotecnologia (PCR, marcadores moleculares, teste de paternidade, clonagem, transgenia, células-tronco) e Evolução humana.
Os cursos “Experimentando Genética” vêm sendo desenvolvidos anualmente desde 2007 e já contaram com a participação de cerca de 170 alunos do Ensino Médio e de cerca de 20 professores do Ensino Básico. A quinta edição do curso “Experimentando Genética” será realizada em janeiro de 2011.

Realização: Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Genética), Instituto de Biociências, UNESP.

Coordenação: Profa. Dra. Adriane Pinto Wasko (Departamento de Genética, Instituto de Biociências, UNESP). E-mail: awasko@ibb.unesp.br. Fone: 14-38116229.

Colaboração: Prof. Dr. Cesar Martins (Departamento de Morfologia, Instituto de Biociências, UNESP), Prof. Dr. Ivan de Godoy Maia (Departamento de Genética, Instituto de Biociências, UNESP) e Prof. Dr. Paulo Eduardo Martins Ribolla (Departamento de Parasitologia, Instituto de Biociências, UNESP).