Instituto de Biociências de Botucatu
Instituto de Biociências de Botucatu
     
 
Pós-Graduação Stricto Sensu em Botânica :::
 
Estrutura Curricular

 

A proposta curricular do Programa UNESP/BOT tem priorizado a relação teoria-prática como eixos complementares, tendo como base a oferta disciplinas regulares de conteúdo básico e de tópicos especiais com conteúdos diversificados e atuais, além de seminários, oficinas, eventos científicos e atividades de extensão frente a novas premissas da pós-graduação. Assim, a proposta curricular deste Programa tem buscado uma efetiva articulação entre pesquisa, ensino e extensão considerando que o profissional formado neste Programa deve apresentar competência científica, técnica e pedagógica sólida dentro de uma postura ética, crítica e cidadã. Com este sentido, as proposições do nosso Programa têm sido asseguradas pelas seguintes ações:

a) Oferecimento de um conjunto de disciplinas e cursos de curta duração dedicados ao ensino de temas básicos, atuais e relevantes da Botânica, ministrados por docentes vinculados ao Programa e seus colaboradores ou, por especialistas convidados. Além disso, existe a possibilidade de os alunos cursarem disciplinas oferecidas por outros programas de pós-graduação da UNESP e outras instituições, garantindo flexibilidade e individualidade no perfil do pós-graduando.

b) Engajamento dos alunos com o setor produtivo-empresarial, como demonstrado pela interação com laboratórios e empresas agrícolas da região e com entidades governamentais ou não, onde os alunos podem vivenciar atividades práticas e a necessidade de fundamentação teórica, bem como o treinamento em novas metodologias, propiciando o exercício das competências e habilidades e contribuindo com a inovação tecnológica por meio da ação direta dos professores-orientadores .

c) Treinamento didático dos alunos para atuar em Ensino Médio e Superior, por meio de estágios-docência, monitorias, oficinas e seminários envolvendo a regência de aulas teóricas e práticas nas várias disciplinas oferecidas pelo Departamento de Botânica aos cursos de graduação em Agronomia, Ciências Biológicas-modalidades Bacharelado/Licenciatura-integral, Ciências Biológicas-modalidade Licenciatura-noturno, Engenharia Florestal e Zootecnia.

d) Estímulo aos pós-graduandos para organizar atividades de pesquisa e ensino (simpósios, workshops, encontros, seminários), ciclo de palestras e co-orientação de alunos de iniciação científica, como forma de treinamento e preparo à pesquisa, e valorização da formação de recursos qualificados.

e)Estímulo aos pós-graduandos para participar de projetos de extensão envolvendo especialmente estudantes do Ensino Médio, como forma de compromisso do Programa com o letramento científico, a melhoria da qualidade de vida da população e o conhecimento e valorização da biodiversidade regional visando ao uso sustentável e conservação dos recursos naturais.

s alunos do Mestrado cursam 15 créditos em disciplinas mais 05 em atividades complementares, que são atividades de ensino, publicações, participações em eventos científicos, eventos de extensão, estágios, monitorias, cursos e mini-cursos assistidos, palestras assistidas e ministradas, sendo que todos esses itens constam de uma planilha com as respectivas pontuações (formulário específico na pagina da Pós-Graduação - Formulários). Os alunos do Doutorado cursam 30 créditos e mais 10 em atividades complementares já mencionadas. Parte desses créditos pode ser obtida em outras unidades da Unesp ou outras Instituições.