Instituto de Biociências de Botucatu
Instituto de Biociências de Botucatu
     
 
Pós-Graduação Stricto Sensu em Botânica :::
 
Infra Estrutura do Programa
 



Descrição da Infra-estrutura do Programa

O Programa conta prioritariamente com a infra-estrutura de nossa IES, especialmente do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências, como descrito a seguir:

Laboratórios de Pesquisa
No Departamento de Botânica, existem cinco Laboratórios: 1) Laboratório de Morfologia e Anatomia Vegetal; 2) Fisiologia Vegetal; 3) Ecologia de Interações Tróficas; 4) Sistemática Vegetal e 5) Ecologia Vegetal.   Todos esses laboratórios possuem infra-estrutura adequada para possibilitar o treinamento de estudantes e o desenvolvimento das pesquisas, além de recursos de informática (microcomputadores com acesso à internet, scanners de mesa, impressoras a jato de tinta e a laser). O parque de equipamentos de cada laboratório foi adquirido com recursos financeiros de Auxílios à Pesquisa (FAPESP, CNPq, FINEP e FUNDUNESP), Projetos Temáticos, Projetos Equipamentos Multi-Usuários e Projetos de Jovem Pesquisador (todos da FAPESP) e Recursos de Reserva Técnica de Projetos e Bolsas (FAPESP e CNPq), além de programas de apoio à infra-estrutura da reitoria da UNESP. 

Além disso, o programa conta com o Herbário Irina Delanova Gemtchujnicov (BOTU), áreas experimentais externas, Jardim Botânico e Reservas Biológicas.

- O Herbário está instalado em um prédio de 445 m2, localizado no Jardim Botânico do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências. Possui o Registro de Fiel Depositário de 24.000 de exsicatas de locais diversos do Brasil, mas principalmente da região centro-oeste do estado de São Paulo. Esta coleção vem sendo ampliada pelo trabalho de coleta sistematizada em remanescentes da flora regional e também por intercâmbio com outros herbários. O Herbário BOTU está em processo de informatização no sistema BRAHMS e os dados estão sendo inseridos no projeto speciesLink, um sistema de informação sobre biodiversidade que integra os dados de várias coleções biológicas do estado de São Paulo. Em 14 de dezembro de 2007 foi encaminhado projeto ao IABIN (Red Interamericana de Información sobre la Biodiversidad) para concorrer ao Concurso Digitalizar Dados de Especimenes. O prédio do Herbário foi construído com recursos financeiros da FAPESP e Reitoria da UNESP, e conta com sala da curadoria; sala do acervo com armários de aço e bancadas de granito; carpoteca; três (3) laboratórios de preparo e secagem de materiais; biblioteca de floras a qual tem sido constantemente ampliada por doações; duas (2) salas de reuniões  e um (1) anfiteatro com 40 poltronas equipado com recursos para audiovisual, além de um (1) teatro de arena e dependências de cozinha e banheiros.   O Herbário é o depositário dos materiais botânicos relativos às Dissertações e Teses do Programa e, juntamente com o Jardim Botânico constitui fonte de material didático e científico para o desenvolvimento de monografias, dissertações e teses; além de outras pesquisas de docentes e estagiários.

- A Área Experimental Externa do Departamento de Botânica com cerca de 1.000 m2 e contém cinco (5) casas de vegetação tipo túnel; uma (1) casa de nebulização, com bomba de nebulização e uma (1) casa de vegetação (Van der Hoeven) com controle de temperatura, luminosidade e umidade, além de canteiros para a manutenção de plantas em condições naturais. Recentemente foi instalado nesta área o Horto Didático de Morfologia Vegetal com área aproximada de 200 m2 para apoiar as atividades de ensino e treinamento de estudantes.

- O Jardim Botânico do Instituto de Biociências, gerenciado pelo Departamento de Botânica, faz parte da Rede Nacional de Jardins Botânicos. Conta com uma área de 185.000 m² e inclui remanescentes de mata mesófila semidecidual com transição para cerradão, mata ciliar, vegetação aquática, além de coleções de espécies exóticas com destaque para gimnospermas, orquídeas, bromélias e cactáceas. Possui 282 m2 de ripados com coleções de orquídeas e bromélias, 113 m2 de viveiro de mudas coberto com sombrite, estufa de vidro, 4363 m2 de lago artificial e sala para a realização de atividades ligadas a Educação Ambiental. Apóia atividades didáticas e de pesquisa científica e atividades de Extensão voltadas principalmente para estudantes de Ensino Fundamental e Médio de Botucatu e região.

- Reservas Biológicas - o Programa tem o privilegio de poder contar com duas Reservas Biológicas da UNESP, situadas próximas ao Instituto de Biociências: a Reserva da Fazenda Edgardia (1200 ha), pertencente à UNESP, Campus de Botucatu e a Reserva Legal do Campus de Bauru (600 ha), além de uma Reserva Particular de Cerrado com cerca de 180 ha localizada na Fazenda Palmeira da Serra no município de Pratânia – SP. As duas primeiras possuem fragmentos remanescentes da vegetação nativa, onde se encontram trechos de floresta estacional semidecídua e matas ciliares e a última, constitui um fragmento bem preservado de cerrado. Tais áreas são laboratórios naturais para atividades de pesquisa e ensino. Além disso, muitos proprietários de áreas com vegetação nativa na região da Cuesta de Botucatu têm disponibilizado esses locais para atividades de pesquisa do nosso programa.

- Salas didáticas: os laboratórios de ensino e salas de aula destinados ao PPGCBB/IBB contam com microcomputadores e equipamentos de projeção (retroprojetores, projetores de slides e datashow), cadeiras estofadas giratórias para bancadas de laboratório, poltronas para aulas expositivas. Está previsto para o início do ano de 2008 a climatização dessas salas.

Além da infra-estrutura acima descrita, outros setores de nossa IES e de outras unidades da UNESP - Campus de Botucatu onde estão alocados os docentes do Programa disponibilizam área física e seus equipamentos para o desenvolvimento das pesquisas. Dentre eles, temos o Departamento de Química e Bioquímica, Farmacologia e a Unidade Auxiliar Centro de Microscopia Eletrônica do IBB; os Laboratórios de Anatomia da Madeira e Xiloteca BOTw do Departamento de Recursos Naturais – Ciências Florestais; e diversos laboratórios do Departamento de Produção Vegetal – Setores de Horticultura e Agricultura, da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). 

Biblioteca
Com relação à biblioteca, o Programa conta com duas bibliotecas, uma Central sediada no Campus de Rubião Júnior e outra no Campus da Faculdade de Ciências Agronômicas (Lageado). Essas bibliotecas vêm recebendo continuamente recursos da FAPESP para manutenção e ampliação dos acervos. O acervo da biblioteca central constitui-se de cerca de 21.000 títulos de livros, 30.000 volumes de livros, 6.000 teses, 650 títulos de periódicos correntes, 160 dos quais cadastrados para o IB, e 240.000 fascículos de periódicos. Possui duas principais bases disponíveis on-line: a) bases referenciais: MEDLINE/ERL, EMBASE, BIOSIS, Human Nutrition, LILACS, REPIDISCA, FSTA, ASFA, PSYLIT, Sport Discus, International Pharmaceutical Abstracts, Toxline e b) Bases com textos completos: Medline/Ovid; PROBE, SCIELO e Portal da Capes. Possui acesso às Bibliotecas virtuais, Portal de Periódicos da Capes, Probe – Cruesp, Scielo, Cochrane e BVS – Bireme.  Participa de sistemas e redes de informação em âmbito regional, nacional e internacional, como Rede UNESP Estado de São Paulo, UNIBIBLI- Estado de São Paulo, COMUT-Brasil, BIREME-América Latina e Caribe, CIN-CNEN-Brasil, ANTARES-Brasil, British Library-Inglatera e Reino Unido, CENDOTEC-França, N.L.M.-Estados Unidos, BIBLIODATA-CALCO-Internacional, BVS-Biblioteca Virtual da Saúde e RAEM- Biblioteca Virtual de Educação Médica. Deve ser ressaltado que todos os microcomputadores do Campus, cadastrados com IP da Unesp, além dos 54 micros da própria biblioteca, têm acesso liberado aos recursos de bases de dados on-line, bibliotecas virtuais e sistemas e redes de informação em âmbito regional, nacional e internacional. Com seu patrimônio, as bibliotecas desempenham papel de destaque no apoio ao ensino e pesquisa do PPGCBB/IBB. Além disso, todos os alunos do Programa têm acesso via internet aos melhores bancos de dados bibliográficos disponíveis, incluindo o acesso on–line a vários periódicos relevantes para o Programa disponibilizadas pela CAPES.

Recursos de Informática
Os docentes e alunos do Programa dispõem de um parque computacional considerável com acesso ilimitado à internet. A rede computacional do IBB está conectada à UNESPNET e desta para Redes Mundiais permitindo o acesso amplo e fácil à informação científica atualizada, numa velocidade de 34 Mbps. A Rede do IBB possui cerca de 1500 microcomputadores com acesso à internet e 850 usuários. O IBB possui quatro (4) Laboratórios Didáticos de Informática, sendo três (3) sediados no Departamento de Bioestatística com 20 microcomputadores com acesso à internet cada e mais um (1) laboratório na Central de Salas de Aula do IBB com 15 microcomputadores com acesso à internet. Todos os laboratórios são muito utilizados pelos estudantes do Programa para disciplinas que requeiram o uso de computador. Além disso, os alunos dispõem de equipamentos instalados nas salas dos orientadores e respectivos laboratórios, também conectados à Internet e adquiridos com verbas da Reserva Técnica de bolsistas da FAPESP. 
O Programa conta também com dois projetores multimídia e notebook para utilização em bancas, exames de qualificação, seminários, aulas etc.