Instituto de Biociências de Botucatu
Instituto de Biociências de Botucatu
     
 
Pós-Graduação Stricto Sensu em Botânica :::
 
Histórico

 

O Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Botânica) do Instituto de Biociências de Botucatu foi criado em 1981, incialmente, apenas no nível de Mestrado e em 1990, a implantação do Doutorado foi aprovado pela CAPES. Desde então, foram concedidos 129 títulos de Mestrado e 63 de Doutorado.

Existe grande inserção dos egressos do Programa no mercado de trabalho, onde eles exercem atividades de docência, pesquisa e consultoria em Botânica e áreas relacionadas em instituições públicas e privadas.

O Programa tem absorvido alunos provenientes da própria Instituição e de instituições de ensino superior do Estado de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pará, Mato Grosso do Sul, Amapá, Pernambuco, Tocantins e Espírito Santo. Os alunos absorvidos pelo Programa são profissionais formados em Ciências Biológicas, Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia.

Desde a sua implantação, o Programa tem sido caracterizado pela existência de um núcleo de professores envolvidos com uma abordagem mais aplicada no estudo das plantas, o que pode ser constatado pela análise do perfil do corpo docente e pela produção científica na área de Fisiologia e Bioquímica Vegetal. Esta interface com a área de Ciências Agrárias é um traço marcante e distintivo deste Programa em relação aos demais da área Botânica. Já, na área de Morfologia e Diversidade Vegetal, as pesquisas têm sido focadas em fenômenos botânicos relacionados ao estudo da flora do interior do estado de São Paulo, especialmente de remanescentes de florestas e cerrados do centro-oeste do estado.

A incorporação de novos docentes recém contratados pela Instituição e a vinda de professores visitantes têm propiciado inovação e maior abrangência das pesquisas aqui realizadas, e deverá contemplar os desafios atuais da Botânica na produção do conhecimento e na capacitação de seus futuros profissionais.

As normas que regem o Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Botânica) do IBB, UNESP foram reunidas na Portaria No 01/2010-SPG/IBB/UNESP, disponível no endereço: http://www.ibb.unesp.br/posgraduacao/ss_botanica/ss_botanica_regulamentos.php